Edifício Irmãos Cezarino II - 2003

João Aranha - Paulínia - SP


Os expressivos resultados obtidos no investimento anterior serviram como uma chancela para os irmãos Cezarino direcionarem seus esforços na construção de um novo edifício comercial, em lote ainda melhor localizado: na confluência das avenidas “Duque de Caxias” e “Ferdinando Viacava” - o equivalente ao acesso principal, não só do Bairro João Aranha, mas de toda sua região de influência, que abrange os loteamentos residenciais “Marieta Dian” e “São José”, além dos futuros condomínios “Campos do Conde” e ”Aurora”.

Estava em jogo a possibilidade de criar um “cartão postal” para este importante vetor de crescimento da cidade, ou apenas implantar mais um “elefante branco”, na linguagem popular dos construtores. Chegar a um consenso numa obra dessa monta não foi uma tarefa simples. Foram necessários vários esboços antes da aprovação do projeto por parte dos contratantes. Além de agradar aos olhos, era necessária a comprovação de uma boa relação de custo-benefício, seguindo o exemplo adotado no trabalho de outrora.

Neste projeto, todas as salas comerciais do pavimento superior possuem suas aberturas voltadas para o sol da manhã, resultando numa elevação com “paredes cegas” para a avenida Ferdinando Viacava. Em compensação sua fachada principal - voltada para o sul, no balão que liga as avenidas do bairro à via de acesso ao centro da cidade - ficou rica em esquadrias envidraçadas, protegidas do excesso de luminosidade e calor, por sacadas e marquises. Essa relação entre cheios e vazios encontra seu melhor equilíbrio quando a obra é vista da avenida Duque de Caxias.

Ou seja, para compreender o edifício como um todo, é necessário percorrer com o olhar três de suas quatro elevações, já que a última se encontra sobre a divisa do lote. Novamente, o grande número de vagas para clientes, a excelente localização amparada no impressionante fluxo diário de veículos, assim como a reconhecida beleza plástica de suas linhas contemporâneas, resultou num sucesso absoluto de locações das salas, ocupadas totalmente - antes mesmo da liberação do “Habite-se” por parte da prefeitura.






Um comentário: