Residência Vilasboas no Campos do Conde em Paulínia - 2008

Linhas modernas exploram formas geométricas de fácil compreensão, cuja ortogonalidade é suavizada pela projeção das lajes levemente sinuosas.

Na perspectiva, desenhada na fase do projeto, o uso de sombras e traços reforçados salienta o partido arquitetônico.

O uso de madeira para estrutura de telhado na Europa é um item de luxo há várias décadas. No Brasil, somente agora, com o encarecimento deste produto devido ao crescente rigor da legislação e fiscalização da extração do recurso natural, estamos atentando para alternativas mais econômicas para esta importante etapa da construção. Com isso, os já conhecidos "telhados embutidos" começam a ganhar maior projeção entre a preferência dos construtores.

No telhado embutido, as telhas de metal (ou fibrocimento) substituem as tradicionais telhas cerâmicas (ou de concreto) sendo escondidas atrás de platibandas, que são uma espécie de mureta que contorna a laje forro. O uso de madeira na estrutura é sensivelmente diminuído, ou mesmo substituído pela estrutura metálica. Um dos pontos negativos pode ser o resultado monótono do projeto, que pode ficar com a aparência de "caixote" como cercas casas são conhecidas popularmente.

No detalhe da fachada, a sobreposição da lajes em balanço estrutural, criando um jogo de curvas harmônicas.

O desafio, portanto, quando se tem em voga um projeto com telhado embutido, é dotar a sua volumetria de variações que encontrem justificativa na lógica do programa arquitetônico. Pode ser a infalível torre da caixa de água, ou quem sabe a projeção de marquises - lajes em balanço que formam beiras - ou ainda a diferenciação de altura de setores da platibanda, baseada em recortes da planta baixa. Quem sabe, a somatória destes elementos. O fato é que a monotonia não combina com a boa arquitetura, uma vez que esta arte, assim como a música, traduz movimentos através das relações matemáticas.

O terraço, acessado pela suíte do casal, oferece visão para a mata do loteamento, repleta de árvores nativas.
O terraço, acessado pela suíte do casal, oferece visão para a mata do loteamento, repleta de árvores nativas.

Na residência dos Vilasboas, o telhado possui estrutura e telhas metálicas, cuja pouca inclinação requerida propiciou a elevação das peças em relação à superfície da laje forro (que cobre o pavimento superior) formando um colchão de ar que ajuda a manter a temperatura no interior do imóvel naturalmente agradável.

Quando se usa este tipo de material, altamente suscetível ao ganho de calor devido aos raios solares, recomenda-se pintar a face exposta da telha em branco, o que irá refletir a maior parte destes raios, levando para longe, também, o excesso de calor. Algumas telhas já vem com pintura eletroestática e outras ainda apresentam a configuração em "sanduíche", com um material isolante térmico no miolo.

Na porta social temos um batente que engloba a parede em diagonal, por onde foi instalada a vigia.
Na porta social temos um batente que engloba a parede em diagonal, por onde foi instalada a vigia.

Mas esta obra não se resume à solução adotada na cobertura. Ela possui características que a colocam na galeria das casas que povoam os sonhos de muitas famílias, dentre as quais podemos destacar a boa localização, com vista para uma extensa área verde; a integração dos espaços internos, como a salas de estar e jantar à cozinha; ambiente com pé-direito duplo, por onde quem está na circulação para os dormitórios no pavimento superior pode avistar boa parte do pavimento térreo; além de uma suíte master completa, que inclui closet e banheira de hidromassagem.

A sala de jantar se comunica com a varanda no quintal, com vista para a área de lazer.

A piscina de recreação possui jato de massagem e recebe uma lâmina de água junto à meia lua.
A piscina de recreação possui jato de massagem e recebe uma lâmina de água junto à meia lua.

Esta casa não estaria completa sem mencionar a piscina localizada no quintal, que pode ser vista por quem está no interior do corpo principal da construção, ao lado da edícula, que conta com uma churrasqueira e pia externa, além de um sanitário e também um depósito.

A edícula recebeu tratamento arquitetônico compatível com o conjunto da obra.

Dica do arquiteto: telhas de materiais diferentes pedem inclinações mínimas diferentes. Solicite junto ao fornecedor deste item, a informação técnica necessária para a correta execução da cobertura. 

4 comentários: