Para vocês: o livro do MP Lafer

Estudo de capa que ficou em segundo lugar na escolha final.

Prezados amigos, vocês que acompanham meu trabalho pela Internet sabem que gosto muito de escrever, o que tenho feito há mais de uma década, porém com maior intensidade nos últimos cinco anos, quando resolvi converter meu site convencional num blog. Sou editor de outro site também muito bem visitado, o mplafer.net - e foi a partir dele que resolvi escrever meu primeiro livro.

Para contar a história do automóvel esportivo MP Lafer, que muitos de vocês já viram nas ruas de Paulínia e  estacionado em meu escritório, realizei um intenso trabalho de pesquisa, inicialmente condensando e verificando o material já  publicado no site do MP, mas também revirando os acervos digitais de grandes jornais e revistas do Brasil.

Só isto não foi suficiente. Não queria que o livro do MP Lafer fosse uma simples compilação de artigos jornalísticos, contando sua evolução do lançamento em 1972 até o encerramento das vendas, em 1990. Por isso fui entrevistar algumas pessoas que trabalharam na fábrica e também aqueles que vivem até hoje, de certo modo, relacionados ao carro. Esta foi a melhor parte do trabalho.

A maior satisfação, no entanto, foi contar com o aval do criador do carro, o também arquiteto Percival Lafer. No próprio livro eu explico o motivo deste orgulho, e não vou adiantar agora para não estragar o prazer da leitura. Sim, eu espero que a leitura seja realmente prazerosa, pois o prazer de escrever este livro eu sei que nunca mais terei. Não que eu queira parar no primeiro livro, mas é que cada história tem o seu sabor e desejo experimentar outros sabores daqui para frente.

Venho desenvolvendo este projeto paralelo - já que nunca interrompi qualquer atividade do escritório de Arquitetura - nos últimos dois anos. No entanto, os últimos sete meses foram os mais intensos. Foram incontáveis horas trabalhando de noite e nos fins de semana para concluir o livro a tempo de lançar o mesmo no mês de novembro, quando o MP Lafer comemora 40 anos de seu primeiro protótipo.

A história do MP Lafer não é restrita ao seu período de produção. Julguei necessário contar a trajetória da Lafer como um todo, já que esta empresa é uma das principais fabricantes de móveis do Brasil, com criações emblemáticas além do carro, como os orelhões que vemos em todas as cidades brasileiras. E não é só isso: no livro está registrada o início da produção de carros fora-de-série no Brasil, bem como os modelos que surgiram na esteira do MP Lafer, com linhas nostálgicas e ares esportivos.

O perfil da MG, que inspirou a criação do MP Lafer, foi traçado de modo sucinto e objetivo - o mesmo tratamento dado ao TD 2000, construído na Malásia, com as feitções do MG TD. Já o protótipo Lafer LL e a versão TI do MP ganharam capítulos exclusivos. Ao longo do livro inseri uma sequência quase cronológica de campanhas publicitárias da Lafer, de modo que a obra será um prato cheio não apenas para os entusiastas de carros, mas também para os estudantes de Arquitetura, Desenho Industrial e Publicidade.

O livro está pronto e no momento estou trabalhando para o sucesso de seu lançamento. Não é uma tarefa das mais fáceis. Pelo contrário: na cadeia do mercado de literatura, o elo mais fraco é sempre o autor, ao menos quando ele é estreante. Para fechar a conta do valor justo do livro para o consumidor final, uma série de agentes precisa ficar satisfeita antes: a editora, a gráfica, a distribuidora e as livrarias.

Eu poderia esperar a batida do martelo para compartilhar esta novidade com vocês, mas resolvi abrir o jogo antes disso acontecer, pois deste modo eu posso contar com a torcida de todos.

Um grande abraço,
Jean Tosetto

Veja também:

15 comentários:

  1. Mário E.Sucissi29/09/2012, 21:55

    Caro Jean
    Algumas coisas temos em comum: Paulínia,onde exerci medicina em duas oportunidades distantes uma da outra mas muito significativas. E tenho escrito livro pronto,alguns pela metade e outros iniciados e nenhum publicado.E há cerca de dois meses tenho-finalmente- um MP Lafer."Para tudo há um tempo debaixo do sol". Parabéns antecipadamente e um conselho- afinal tenho 62 anos- nunca pare de escrever.E um pedido:avise-nos no lançamento do livro. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mário,
    Obrigado pelas palavras de apoio, pelo conselho desde já aceito e pela menção ao Eclesiastes, um dos meus livros favoritos.
    Logicamente vamos avisar todos os amigos sobre o lançamento do livro do MP, quando ele ocorrer.
    E sobre seu MP Lafer, vamos o quanto antes corrigir uma lacuna do site www.mplafer.net e incluir nele algumas fotos de seu carro, na seção Galeria.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sou testemunha do intenso trabalho que o Jean teve, desde que decidiu escrever um livro sobre o nosso MP Lafer.
    Acho que fui um dos primeiros a ficar sabendo dos planos do Jean.
    Da mesma forma sou testemunha do imenso prazer que essa experiencia proporcionou ao Jean.
    Agora, na reta final, só nos resta esperar que o livro seja lançado, para saborearmos não só a história do carro, como tambem todos os acontecimentos paralelos que foram acontecendo ao longo do tempo.
    Mais uma vez, parabens Jean, pela iniciativa, pela insistencia, pela coragem de enfrentar as dificuldades e obstaculos.
    Que venha o livro.
    Abraços
    Romeu

    ResponderExcluir
  4. Caro Romeu,
    A etapa mais difícil já está concluída. O que temos pela frente é trabalhoso, mas o caminho está bem sinalizado. No mínimo o livro será comercializado no sistema por demanda, via loja virtual. Mas o esforço está sendo centrado para que o livro ao menos fique disponível nos catálogos das grandes livrarias, podendo ser encomendado convencionalmente.
    Anote na agenda, quero estar com você no stand do Clube MP Lafer Brasil em Águas de Lindóia, apresentando o livro para a comunidade de antigomobilistas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Jean, a mesa, a cadeira e a caneta para os autógrafos já estão reservadas...
    É só chegar.
    Romeu

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Jean,
    Bem sabia que, cedo ou tarde, seríamos todos brindados com esta notícia e que o fruto de seu trabalho detalhado, competente e profissional viria à tona.
    Que tudo se desenrole com muita tranquilidade, que o livro alcance seus objetivos e que você continue na trilha do sucesso profissional e editorial.
    Talento, eu bem sei que existe (e muito) em você!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Francisco Paz30/09/2012, 00:22

    Jean.
    Te felicito pela iniciativa de escrever um livro sobre algo que fascina a tantos. Nos encontros e passeios costumo observar as pessoas quando se aproximam de um MP Lafer. Quase a totalidade sorri e pronuncia alguma palavra que resume sua satisfação. Sei que não serei o primeiro mas quero logo esse livro. Sou um ferrenho estudioso do MP Lafer e também por isso estou restaurando um 1978. Seu livro com certeza irá complementar meus conhecimentos.
    Parabéns uma vez mais.

    Francisco Paz - Amigos do MP Lafer - RJ

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo João,
    Saiba que a leitura de seu livro "Simplifique!" foi de fundamental incentivo para que eu escrevesse o livro do MP, pelo conteúdo em si e pelo fato de constatar a qualidade de impressão de um livro sob-demanda. Me falta tempo para tudo, mas ainda vou criar uma seção de resenhas de livros aqui no site e o seu livro será o primeiro da lista!
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Caro Francisco,
    Quero agradecer o apoio de sempre que você dá ao site do MP, o mesmo valendo agora para o livro. Em dois capítulos eu contei com sua ajuda e haverá uma surpresa agradável para você no capítulo referente às celebridades em torno do carro. Quando seu MP Lafer 1978 ficar pronto, mande as fotos para publicarmos no site mplafer.net - abraços!

    ResponderExcluir
  10. Caro Jean,
    Há algum tempo atrás, andei procurando literatura específica sobre o MP Lafer. Não achei nada, só publicações pontuais, mas nada muito abrangente. Fico contente em saber de seu trabalho, o parabenizo por tal e reserve um exemplar para mim. Conte comigo e os amigos do Clube de Autos Antigos de Taubaté, na divulgação de seu livro.
    Um forte abraço.
    Aldo

    ResponderExcluir
  11. Caro Aldo,
    Estou me empenhando ao máximo para que o livro esteja disponível em novembro. Fico honrado em saber que deseja reservar um exemplar. Espero que o livro seja bem recebido pelos amigos de Taubaté, onde fui batizado.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  12. Jean, avise quando estiver disponível, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Jotage, ao menos uma ótima livraria de Campinas já manifestou interesse em contar com o livro. Se tudo correr bem, em novembro teremos boas notícias. Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Caro Jean,adquiri recentemente um MP Lafer e vi recentemente na web seu livro.Parabéns sei do sucesso que terá, muito bem redigido, apresentação luxuosa,excelente conteúdo que resgata a historia deste carrinho que fascina a todos nós.Ramiro S. Camiña/Joaçaba/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ramiro, fico feliz que tenha apreciado um trabalho que durou anos de pesquisas intermitentes e meses de afinco para que o livro pudesse ser lançado no aniversário de 40 anos do primeiro protótipo da Lafer. Vem mais por aí. Aguarde. Abraços!

      Excluir