Empreender para ajudar

Arquitetura de Interiores: Jean Tosetto
"So I start a revolution from my bed 'cause you said the brains I had went to my head" - Noel Gallagher.

Como ingressar na política partidária sem se comprometer com o sistema? Não tenho a resposta para isso, mas se você quer fazer a diferença na sociedade, terá que enfrentar este cenário. Por isso te lembro para não perder o idealismo.

Mensagem recebida em 18 de maio de 2016:

"Sou Larissa, tenho 17 anos e estou no meu último ano do ensino médio. Acredito que a escolha de uma carreira na adolescência é extremamente desgastante, porém nessa procura insana me deparo constantemente com o desejo de ajudar a população mais carente, e ainda assim fazer o que me traz prazer! 

Adoro desenhar e organizar, a ideia de criar projetos é extremamente agradável, tenho pesquisado muito e continuo sem respostas. Gostaria de saber se é possível, na carreira de Arquitetura, seguir um viés social e ainda assim permanecer criando projetos, e como faria isso.

Obrigada desde já!"

Nossa resposta, no dia seguinte:

Prezada Larissa,

Em primeiro lugar, não perca seu idealismo, mas não deixe que ele turve suas escolhas. Se você deseja seguir com a nobre tarefa de ajudar a população mais carente, esteja preparada para suportar todas as adversidades.

É plenamente possível conciliar a carreira em Arquitetura com seus objetivos sociais. Ainda estudante, e depois na condição de recém-formada, você pode atuar como voluntária em organizações não governamentais ou entidades religiosas - quais entidades ou quais ONGs escolher será um desafio para você, pois entre iniciativas sérias e duvidosas existem vários tons nebulosos.

Os jovens arquitetos, que já possuem as dificuldades imediatas para se estabelecerem no ofício, podem recorrer à Lei Federal 11.888/2008, que prevê assistência técnica em habitação de interesse social, para atender famílias de baixa renda cadastradas pelos municípios. Neste caso você seria remunerada por entidades públicas, desde que o município em questão esteja em dia com a referida lei - e para tanto, vale pressionar as autoridades municipais através das entidades que representam a profissão.

Se você for arquiteta, perante o CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo - você será também uma urbanista, e como tal poderá favorecer as classes mais humildes se conseguir galgar um cargo decisório nos organismos responsáveis pelo planejamento urbano das cidades. Saiba desde já que isso não acontecerá meramente por sua capacidade técnica, então cogite ingressar na política partidária, dado que até aqui tratamos de política em geral o tempo todo.

Como ingressar na política partidária sem se comprometer com o sistema? Não tenho a resposta para isso, mas se você quer fazer a diferença na sociedade, terá que enfrentar este cenário. Por isso te lembro para não perder o idealismo.

Há alguma alternativa para tudo o que escrevi até aqui? Sim: além de ser arquiteta você pode ser empreendedora! Foque seus esforços em se estabelecer na profissão, desenvolva uma carreira de sucesso, crie uma empresa, gere empregos e tenha renda suficiente para, depois de certa idade, dedicar parte de seu tempo e de seus recursos para aqueles que mais precisam. Os mais ricos estruturam fundações para este fim. Esta seria a aposta de uma vida - se você ganhar, muitos ganharão com você.

E se você não quiser se envolver com nada disso e ser apenas uma arquiteta, não se preocupe: fazendo bem feito o seu trabalho você já estará ajudando uma corrente de pessoas, direta ou indiretamente. Pense em quantas pessoas vão trabalhar nas obras de seus projetos, e que levarão recursos para as comunidades onde vivem. Pense no servente que recebe uns trocados por dia do empreiteiro, e que uma vez por mês envia parte de seus ganhos para a mãe que ficou na cidade natal.

Se você se tornar uma ótima arquiteta, a sociedade já lhe será grata.

Que seu caminho seja iluminado,
Jean Tosetto

O feedback:

"Jean,

Muito obrigada pela resposta! Você foi extremamente esclarecedor, em meio à tantas incertezas me sinto mais segura quanto a escolha de uma profissão!     

Imensamente grata,
Larissa Oliveira"


Veja também:


2 comentários:

  1. Resposta irretocável para uma questão muito presente em estudantes e jovens profissionais de Arquitetura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Ênio. Estamos juntos nesta tarefa - informal - de ajudar os mais jovens.

      Excluir