Arquiteto 1.0: a resenha de uma estudante

Quem viaja quieto não ganha livro de presente. (Arquiteto 1.0)
Quem viaja quieto não ganha livro de presente.

"Nesta fase da vida, em que o estudante de Arquitetura está a se desmembrar de uma categoria de amparo para assumir atividades da vida real, o livro é de suma importância para orientar o novo arquiteto."

Mensagem recebida em 03 de fevereiro de 2017:

"Boa noite, Jean Tosetto!

Recebi seu livro por meio de minha irmã, Ellen. Ela me contou que te conheceu enquanto retornavam do Terminal Tietê para Campinas. 

Fiquei muito feliz em receber seu livro, ainda mais porque este ano me formo! 

Apreciei muito a leitura. O manual, por certo, será revisto no decorrer de minha carreira.

Como tenho enfoque para a arquitetura sustentável e edifícios inteligentes, apaixonei-me pela frase: "Não precisamos de egoarquitetos, precisamos de ecoarquitetos." Jaime Lerner. 

Observações:

Página 61: Achei o segundo parágrafo meio confuso. Na segunda parte do parágrafo, a leitura parecia levar à adversidade da primeira parte.

Página 160: Estado de Santa catarina.

Segue em anexo a resenha.

Deus continue te abençoando! 

Não digo que o prazer é todo meu, porque estaria sendo egoísta, mas foi muito boa a experiência!

Atenciosamente,
Mayla Graepp"

Nossa resposta:

Prezada Mayla Graepp,

Sua irmã Ellen sentou ao meu lado no ônibus entre São Paulo e Paulínia. Naquele dia tive uma reunião com um senhor muito importante do mercado financeiro - o que aprendi com ele me deixou um sentimento de gratidão que foi o motivo de presentear você com um exemplar do livro "Arquiteto 1.0" que carregava na mochila. Acredito que gratidão é algo que passamos para frente, pois se apenas retornarmos favores para quem nos ajuda, o mundo fica sem girar.

Estou surpreso por ter lido o livro em pouco mais de uma semana e agradeço que tenha redigido uma breve resenha sobre o mesmo, que faço questão de publicar em meu site. Agradeço também por seu olho de lince em encontrar um erro de digitação: Santa Catarina é com "C" maiúsculo mesmo.

Sobre a passagem que lhe deixou um pouco confusa, esclareço: o dinheiro é importante, independente de questões ideológicas, mas somente quando o dinheiro deixa de ser uma preocupação, é que nos sentimos livres para fazer aquilo que realmente apreciamos, que no caso é trabalhar com Arquitetura.

No mais, lhe desejo sucesso na conclusão da faculdade e que o mesmo lhe acompanhe sempre no desenvolver de sua carreira.

Atenciosamente,
Jean Tosetto - Arquiteto

Segue a resenha:

Arquiteto 1.0: um manual para o profissional recém-formado

TOSETTO, J.; PADILHA, Ê. Arquiteto 1.0: um manual para o profissional recém-formado. 1. Ed. Balneário Camboriú, SC: Oitonovetrês, 2015. 192p. ISBN 978-85-67657-02-8.

Ambos os autores são profissionais que já estão há algumas décadas no mercado de trabalho na referida área. Na obra literária, a dupla apresenta um manual para estudantes de Arquitetura, com enfoque especial à categoria de formandos.

Nesta fase da vida, em que o estudante de Arquitetura está a se desmembrar de uma categoria de amparo para assumir atividades da vida real, o livro é de suma importância para orientar o novo arquiteto.

Com uma leitura dinâmica, o leitor é direcionado ao conhecimento das diferentes áreas na Arquitetura e Urbanismo em que pode atuar, com a descrição crítica de cada uma delas. Os autores prosseguem com a apresentação do sistema de apoio ao profissional, o que inclui Conselho, Federação, Institutos, Associações, e outros. Neste ínterim, ressalta a importância da imagem pública do arquiteto, a ética profissional e as características fundamentais para o desempenho da função.

Os autores levam a conclusão de que o arquiteto precisa ampliar seu campo de visão. Estar aberto às novas tecnologias. O profissional não deve se prender a exemplos do passado, já que estes atendem uma sociedade diferente, que hoje já não existe. A ética profissional, aliada à administração eficaz dos projetos, sem comprometer a vida particular do arquiteto, proporciona o desenvolvimento ascendente da carreira do profissional.

Resenha do livro por:
Mayla Graepp, estudante de Arquitetura e Urbanismo (2013-2017)
Centro Universitário Adventista de São Paulo (Engenheiro Coelho – SP)

Veja também:

4 comentários:

  1. Sensacional, Mayla. Obrigado pela resenha extremamente valiosa pra nós. Afinal, foi pra gente como você que o Jean Tosetto e eu escrevemos este livro. Na segunda-feira a sua resenha será publicada também no nosso site, viu.
    Grande abraço e muito sucesso na sua carreira profissional de arquiteta e urbanista (que, como se vê, já está à todo vapor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ênio, aos poucos nosso livro será disseminado entre os mais jovens, não pelo caminho do marketing agressivo das grandes editoras, ou pelo lobby das entidades de classe (sabemos que o CAU não é o CREA), mas pelo tradicional boca a boca. Abraço!

      Excluir
  2. Jean, o senhor não tem noção do quanto me fez bem ler essa sua publicação! Não sei como te explicar, mas quero muito ler o seu livro, vou em busca! Sou estudante de arquitetura e volta e meia estou lendo seus textos porque SEMPRE me chama atenção, seja pelo Facebook ou pelo Linkedin, blog, etc... Enfim, suas histórias revelam o ser humano que você é. Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Júlia, se pudesse, presentearia todos os estudantes de Arquitetura com o livro "Arquiteto 1.0". Infelizmente isso não é possível. Escrever um livro nos consome horas de trabalho que custam muito caro para quem precisa sustentar a família, fora o investimento na gráfica, distribuição e divulgação da obra.
      Posto isso, agradeço suas palavras e peço que entre em contato via e-mail para que possamos cuidar que você receba um exemplar do livro nas melhores condições possíveis.

      Excluir