Brasília - 2001


Até as nuvens no céu do planalto central parecem obedecer ao ponto de fuga idealizado por Lúcio Costa no plano piloto para a capital brasileira. A linha do horizonte quase tão plana quanto as réguas paralelas das pranchetas, é o indício mais claro da monotonia de uma cidade que não é capaz de promover o convívio em espaços públicos · aparentemente generosos mas inóspitos · devido ao isolamento por vias expressas que priorizam o automóvel.

Sem exagero, o projeto de uma cidade é um intento tão complexo quanto mandar o homem à lua ou explorar mares desconhecidos. Pelo menos deveria consumir investimentos da mesma monta em pesquisas multidisciplinares, e não apenas ser confiado a um grupo restrito de urbanistas. Como no imaginário popular a maioria das cidades se formam "naturalmente", a indagação de tais procedimentos não ganha amplitude.

Oscar Niemeyer, a bem da verdade, já seria considerado um dos gênios da arquitetura no século vinte, mesmo sem o evento histórico do Presidente Juscelino Kubitschek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário