Cultivando Rendimentos: Reflexões para buscar a independência financeira no longo prazo

Cultivando Rendimentos: Reflexões para buscar a independência financeira no longo prazo
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

O que é mais fácil: trazer a complexidade da Bolsa para os leigos ou levar os conceitos do cotidiano para a Bolsa? Poucos brasileiros já compraram ações na vida, mas muitos já caminharam na beira do mar ou já tentaram fazer uma criança comer brócolis, por exemplo. É deste modo que Jean Tosetto apresenta o universo do mercado de capitais para o público em geral: tecendo analogias que facilitam a compreensão de aspectos que, se descritos de modo meramente técnico, seriam pouco atrativos. Este livro tem como foco a filosofia previdenciária mediante a obtenção recorrente de renda passiva.

Sinopse


Depois de colaborar com Tiago Reis em dois livros promissores sobre educação financeira e investimentos em renda variável (“Guia Suno Dividendos” e “Guia Suno de Contabilidade para Investidores”), Jean Tosetto apresenta uma antologia de artigos publicados nas páginas da Suno Research entre janeiro de 2017 e maio de 2019.

Ao fim de cada um dos 28 artigos selecionados e organizados em ordem temática progressiva, o autor incorpora um memorando inédito, que sintetiza um passo a mais na jornada proposta ao leitor, rumo à independência financeira.

Para tanto, ele não se limita a tratar de números, fórmulas e indicadores fundamentalistas. Porém, através de analogias e referências históricas, geográficas e literárias, traz os principais conceitos do mercado financeiro (como margem de segurança e diversificação) ao alcance daqueles que jamais cogitaram comprar ações de empresas e cotas de fundos imobiliários.

São os proventos gerados por estes ativos disponíveis em Bolsa de Valores que aumentam progressivamente a renda passiva do investidor, ou seja, a renda recebida sem a necessidade de trabalhar.

É justamente através da renda passiva proveniente de ações de empresas e cotas de fundos imobiliários (devidamente reinvestida para acionar o poder dos juros compostos) que os brasileiros podem atingir a plena aposentadoria, a despeito de eventuais reformas previdenciárias a serem propostas pelos governantes.

Para Tosetto, “um investidor não deve buscar apenas aumento de seu patrimônio monetário, mas também seu crescimento pessoal durante este processo”.

Em razão disso, “Cultivando Rendimentos” é um livro que recorre a ensinamentos filosóficos ao considerar que o leitor – e investidor em potencial – não é alguém que apenas completa as estatísticas do mercado, operando um Home Broker friamente. Ao contrário: “o investidor é um sujeito carregado de valores morais e crenças que ele desenvolveu ao longo da vida. É preciso saber até que ponto isso ajuda ou atrapalha em seu desempenho nos investimentos”.

Sobre o autor


Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno Research desde janeiro de 2017.

Sobre o prefaciante


Tiago Reis (1985) é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Acumula experiências no mercado financeiro desde 2001 e foi sócio-fundador da Set Investimentos. Fundou a Suno Research em outubro de 2016.

Vídeo de apresentação




Veja também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário