Leia para Investir e Prosperar

Leia para Investir e Prosperar
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

 

Assim como os investimentos bem-sucedidos de longo prazo, a leitura de bons livros liberta em vários sentidos: expande as ideias e aumenta o repertório intelectual dos leitores. Aprender sobre renda variável, lendo, é uma forma de prosperidade que vai além de simplesmente acumular patrimônio financeiro. Esta obra é uma ode aos livros sobre educação financeira e filosofia.

Sinopse

As pessoas nascem com o instinto da sobrevivência. Desse instinto deriva a vontade de prosperar entre os seres humanos. Assim que tomam consciência da própria individualidade, as crianças desejam crescer e, quando ganham certa estatura, vão para a escola aprender a ler. A leitura abre um universo de possibilidades. Através da leitura algumas pessoas aprendem, inclusive, a investir no mercado financeiro.

Logo, se o ato de prosperar pode ser considerado um desejo inato, os atos de ler e investir devem ser aprendidos. Então, os interesses pela leitura e pelos investimentos precisam ser despertados nas pessoas, pois são vontades que não nascem com elas. Um argumento forte para convencê-las disso é que ler e investir proporciona a prosperidade, no sentido amplo da palavra. 

Posto isso, por onde começar? A proposta deste livro é responder a esta questão. “Leia para Investir e Prosperar” não é apenas um título, mas um conselho abrangente. 

Nesta obra, Jean Tosetto reúne diversas resenhas críticas sobre livros de educação financeira, investimentos e filosofia, escritas para a Suno Research entre 2017 e 2021, de modo a ofertar uma curadoria para o leitor complementar seus estudos – uma vez que o objetivo não é sintetizar o conteúdo dos autores citados, mas apontar caminhos para que cada um possa buscar novas fontes de sabedoria, pois segundo Tosetto, “quem é autodidata está sempre construindo ou reformando seu palácio mental”.

Deste modo, o livro passeia pelo pensamento de George Clason, Robert Kiyosaki e Max Gunther, autores de best-sellers; bem como Décio Bazin e Gerard Haentzschel, escritores brasileiros que testemunharam os primeiros anos da moderna Bolsa de São Paulo, reorganizada em 1967. Na sequência, os ensinamentos de mestres internacionais como Benjamin Graham, Warren Buffett, Peter Lynch e Joel Greenblatt – todos adeptos do Value Investing – são abordados sob a ótica da realidade brasileira.

Recorrendo ao passado longínquo, Jean resgata textos de caráter filosófico, por defender que a leitura deles pode ser benéfica para a formação de uma mentalidade equilibrada para os investidores, de modo que eles possam lidar melhor com suas emoções, as controlando com a racionalidade que deve imperar nas análises dos ativos financeiros e, consequentemente, nas tomadas de decisões.

Então, o general Sun Tzu pode ser um bom consultor para os nossos tempos, assim como os antigos pensadores como Epicuro, Cícero, Sêneca, Epicteto e o imperador Marco Aurélio. Descartes, o pai da matemática e da filosofia moderna, oferece um método que pode ser aplicado aos investimentos, em consonância com a postura de Charlie Munger, de acordo com o autor – que discute, ainda, os escritos do contemporâneo Alain De Botton e faz uma breve inserção sobre a influência da música nas estratégias de investimentos em longo prazo.

Em passagens complementares, Tosetto defende o investimento recorrente em ações de empresas que pagam dividendos, bem como em fundos imobiliários. Ao fim do livro ele apresenta o seu racional para garimpar bons ativos geradores de renda passiva, de acordo com o perfil de investimento “defensivo dentro do universo intrinsicamente arrojado da renda variável”.

Sobre o autor

Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno Research desde janeiro de 2017, onde já escreveu livros de sucesso em parcerias com Tiago Reis, Professor Baroni e Felipe Tadewald. Publicou sua primeira obra, “MP Lafer: a recriação de um ícone”, em 2012, de forma independente.

Vivalendo.com recomenda:

Veja também:

Cultivando Rendimentos: Reflexões para buscar a independência financeira no longo prazo

101 Perguntas e Respostas sobre Fundos Imobiliários & O desempenho dos FIIs no contexto da crise do Coronavírus

Suno Start para Investidores Iniciantes: Da renda fixa para a renda variável até a liberdade financeira

Live de apresentação do projeto editorial no Instagram:

Nenhum comentário:

Postar um comentário