Residência Sakanaka no Residencial Athenas em Paulínia - 2010



O casal Sakanaka se conheceu em função da paixão em comum pela leitura, tanto que a primeira coisa que pediram, durante a encomenda do projeto, foi uma biblioteca que pudesse ser um local especial da casa, reservado, bem iluminado e ventilado, pois desejavam que a filha crescesse cercada não só de carinho e brinquedos, mas também de livros, cuja coleção naquela ocasião já era de respeito e continuava aumentando.

Além da biblioteca, concebida como um corpo separado da residência, mas ligado à varanda da mesma por um pergolado, o programa do projeto conta com duas suítes - uma simples e outra com closet e banheira - um dormitório reversível em sala de som e tevê, além da sala de estar e jantar integrada com a cozinha, que por sua vez foi agraciada com uma despensa e lavanderia anexa. O abrigo oferece vaga para dois automóveis, com possibilidade para mais dois na faixa de recuo obrigatório. 

Croqui feito à mão livre com a primeira versão do projeto, ainda sem a esquadria da sala em formato "bay window".

A maquete eletrônica, feita após a conclusão do projeto de arquitetura, já define o tom da pintura e faz algumas sugestões para o paisagismo.

A casa concluída demonstra que o projeto foi seguido com fidelidade. Um passeio sinuoso, e exclusivo para as pessoas, se destaca do acesso para os carros.

Quando o projeto completo ficou pronto, o que incluía as instalações hidráulicas e elétricas (as últimas sempre confiadas ao engenheiro eletricista Sylvio Zanetti) o casal resolveu pedir também a realização de uma maquete eletrônica, para compreender melhor a volumetria da casa que pretendiam construir. Para esta tarefa chamamos o jovem arquiteto Diego Souza, cujo trabalho final de graduação acadêmica serviu de base para a reforma da matriz da Igreja Católica de Paulínia.

Já a administração da obra foi confiada, por nossa recomendação, ao experiente engenheiro civil Alexandre Frazatto, com quem tivemos a oportunidade de aperfeiçoar o detalhamento do projeto executivo, baseado em informações que ele solicitava para orientar sua equipe. Contratar um profissional para administrar uma construção é uma boa pedida para quem não tem tempo ou conhecimento básico para tocar a empreitada por conta própria. Muitas vezes a economia gerada com esta decisão paga com sobras o administrador.

No projeto, o quintal da moradia contém a piscina, sendo abraçado pelo corpo principal da casa e também pela biblioteca, interligada por um pergolado.

O madeiramento da cobertura e pergolado foi pintado de branco, pois a cor opaca protege melhor  tais superfícies do que um simples verniz.

Uma varanda foi concebida para funcionar como circulação alternativa para a casa projetada em forma de "L", além de oferecer proteção do sol que passa ao norte.

O forro dos beirais, da varanda e do abrigo, é de PVC, um material mais econômico e de menor manutenção em relação ao convencional, de madeira.

A construção da residência ocorreu durante o ano de 2010, logo após a aprovação do projeto. No início de 2011 o casal Sakanaka, satisfeito com os serviços prestados, resolveu fazer um almoço para inaugurar a residência, e tivemos a honra de sermos convidados. Nestas ocasiões não se pode chegar de mãos vazias, então levamos três pequenos presentes, entregues diante da porta social: um pão italiano - para não faltar saúde aos moradores da nova casa; uma garrafa de vinho - para não faltar alegria aos mesmos; e um pacote de sal - para não faltar as visitas dos amigos, pois os amigos são o tempero da vida.

Pão, vinho, e sal: coisas que não podem faltar num lar onde se pretender conviver com a saúde, a alegria e as visitas dos amigos.

O empreiteiro Edson, o proprietário Paulo, o engenheiro Alexandre e o arquiteto Jean: cada um fazendo a sua parte para construir uma linda residência.

Anterior Próximo

2 comentários:

  1. Boa tarde Jean.
    Meu nome é Ingridy e sou estudante de Arquitetura e Urbanismo.

    Adorei seu blog.
    E essa foto que você reúne: empreiteiro, proprietário, engenheiro e você, o arquiteto, me chamou a atenção.
    Isso prova que ainda existe a boa arquitetura, resultando num bom projeto.
    Parabéns, fiquei emocionada.
    Obrigada por proporcionar isso a nós, leitores, do seu blog.

    Até mais, sucesso e realizações.
    Att,
    Ingridy Inoue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Ingridy, essa foto reflete que sozinhos não vamos a lugar algum, pois dependemos uns dos outros. Você, como arquiteta, fará parte de uma grande corrente, onde você será um elo, puxando um e recebendo força do outro.
      Lhe desejo saúde e sucesso em seus estudos e em sua promissora carreira, agradecendo a sua leitura. Abraços!

      Excluir