Investir é uma Jornada

Investir é uma Jornada, por Felipe Tadewald e Jean Tosetto.
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

 

Trilhe com sucesso o caminho rumo à liberdade financeira tendo como guia alguém que já percorreu os altos e baixos da Bolsa em busca da renda passiva.


Sinopse

Felipe Tadewald, ou simplesmente Waka, como seus amigos o chamam, tinha tudo para ser um fracassado: de origem humilde e sem acesso às melhores escolas, ele cresceu como vários garotos de sua geração, que gostavam de jogar videogame e andar com o tênis da moda. A diferença é que, ao invés de ingressar na faculdade depois do ensino médio, ele ingressou na Bolsa de Valores. Pouco mais de uma década depois, ele já tinha um patrimônio gerador de renda passiva suficiente para se aposentar.

Ao invés disso, Waka segue trabalhando firme por um propósito: transmitir educação financeira para cada vez mais pessoas, levando a bandeira do investimento em empresas de capital aberto e fundos imobiliários, através de uma estratégia com foco no longo prazo, utilizando preceitos do Value Investing e do Buy and Hold numa jornada transformadora para quem investe, não apenas do ponto de vista monetário, mas especialmente levando em conta o aspecto pessoal.

De acordo com Tadewald, para ser bem-sucedido no mercado de capitais não é preciso conhecimento profundo de complexas fórmulas matemáticas ou ter grandes quantias de dinheiro para comprar ações. Mesmo com poucos recursos, através de aportes regulares em ativos com boa saúde financeira, é possível construir uma carteira previdenciária capaz de trazer mais tranquilidade para a vida das pessoas na fase em que elas mais necessitarão: na terceira idade.

Para tanto, tão importante quanto atentar para indicadores fundamentalistas de companhias e fundos imobiliários, é controlar a vaidade que leva o indivíduo a se comparar com os outros e gastar dinheiro de forma irracional, apenas para ostentar uma imagem ilusória de riqueza perante os demais. Logo, a capacidade de fazer poupança, a partir de uma fonte de renda convencional, depende do consumo consciente de bens e serviços.

Outro fator a ser controlado é a ganância que leva muita gente a investir com a motivação errada. Na ânsia de enriquecer rapidamente, estas pessoas acabam caindo em pirâmides financeiras ou concentrando suas economias em ativos que parecem promissores, mas que apenas levam os sujeitos à ruína após não justificarem as expectativas criadas em torno deles.

O mercado financeiro também opera em ciclos de altos e baixos, e compreender suas ocorrências é a chave para realizar os melhores investimentos ao longo do tempo, mesmo durante as crises mais intensas, quando muitos investidores e especuladores ficam assustados e vendem suas posições, ofertando os critérios da oportunidade e da margem de segurança para aqueles que sabem que os melhores ativos preservam seus fundamentos, independentemente da intensidade da tormenta.

Na renda variável não existe crescimento em linha reta, mas os juros compostos impulsionam aqueles investidores dotados de disciplina e paciência para seguir em frente. Então, se investir é uma jornada, nada melhor do que contar com um guia que já percorreu o tortuoso caminho em busca da independência financeira e sabe que nesta estrada não existem atalhos. Esse guia é o autor principal deste livro. Waka é gente como a gente e já chegou onde muitos apenas sonham, antes de dar o primeiro passo.

Sobre os autores

Felipe Tadewald (1989) é especialista em renda variável, entusiasta da filosofia de investimento de longo prazo e apaixonado por dividendos. Acumula experiências no mercado de capitais desde 2009. Colabora com a Suno Research desde fevereiro de 2017.

Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno Research desde janeiro de 2017.

Vídeo de apresentação

Vivalendo.com recomenda:

Veja também:

Expoentes do Value Investing: De Graham a Pabrai: o legado de investidores escritores

Cultivando Rendimentos: Reflexões para buscar a independência financeira no longo prazo

Guia Suno Dividendos: A estratégia para investir na geração de renda passiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário