Clínica Jardim América - 2002/2003

Jardim América – Paulínia – SP

A configuração original desta clínica é do início dos anos 90, mas suas platibandas com segmentos arredondados, e pontas de vigas aparentes na fachada, remetiam ao estilo mediterrâneo - em voga naquela época. A intenção dos proprietários, em fins de 2002, era revitalizar o ambiente, adotando conceitos arquitetônicos contemporâneos, mais condizentes com os serviços por eles prestados.

Fachada original da clínica.

A reforma deveria ser feita durante o recesso da virada de ano para 2003, visando minimizar as conseqüências para o atendimento dos pacientes. A poucos dias do Natal o primeiro estudo foi apresentado, agradando prontamente aos investidores. Isso propiciou o rápido andamento dos trabalhos. Porém, mesmo com o projeto entregue em tempo recorde, não foi possível para os pedreiros concluírem a tarefa antes do fim de janeiro.

Perspectiva a grafite do projeto.

Mas em fevereiro o resultado foi muito bem recebido, tanto pelos usuários da clínica, quanto pelos seus funcionários. De forma que uma segunda encomenda seria feita, desta vez para a ampliação do programa da mesma. Dos 220 m² iniciais, a edificação passou a contar com 365. A clínica, que já possuía consultórios médicos e odontológicos, ganhou uma radiologia, mamografia e consultórios de psicologia e terapia ocupacional.


Resultado final da reforma.

A meta, nesta segunda etapa, era estender o novo padrão da fachada para toda a construção, e dar a impressão aos usuários de que se tratava de um projeto único, sem a noção de ruptura entre o novo e o antigo. A escolha das cores, a locação de jardins e áreas de luz entre as salas, assim como a iluminação zenital da circulação principal, foi pensada para transmitir segurança, assepsia e tranqüilidade aos pacientes. Já a comunicação visual do conjunto foi planejada para não concorrer com as formas harmoniosas dos volumes da obra.

Serviço:

Clínica Jardim América
Avenida José Lozano Araújo, 1037 - Jardim América - Paulínia - SP
Tel. (19) 3874 2509 - (19) 3874 2905

Nenhum comentário:

Postar um comentário