Suno Start para Investidores Iniciantes: Da renda fixa para a renda variável até a liberdade financeira

Suno Start para Investidores Iniciantes Da renda fixa para a renda variável até a liberdade financeira por Gabriela Mosmann & João Arthur Almeida
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

Quando o mais difícil da jornada é dar o primeiro passo, saber por onde começar é fundamental, inclusive nos investimentos. É melhor se tiver um mapa em forma de livro, com as orientações corretas para trilhar o caminho mais seguro até a independência financeira.

Sinopse

Os brasileiros estão acordando para a necessidade de investir, seja em renda fixa, seja em renda variável. A queda da taxa básica de juros e o alcance crescente da Internet aumentaram a busca sobre conteúdos de educação financeira. Paradoxalmente, o excesso e a dispersão de informações, nem sempre verificadas, têm confundido muita gente, que não sabe por onde começar.

Para sanar este cenário, a Suno Research convidou a Gabriela Mosmann e o João Arthur Almeida para desenvolver um manual prático que reunisse as melhores possiblidades para que os investidores iniciantes pudessem começar suas jornadas ou corrigir o rumo delas.

Embora jovens, os autores são experientes no mercado de capitais e já alcançaram os limiares da independência financeira, de modo que ambos podem se comunicar diretamente com os leitores ainda mais jovens, sem deixar de lado quem já tem certa vivência. Deste modo, eles apresentam os conceitos dos juros simples e compostos, e como eles podem ser benéficos para quem investe ao longo dos anos, ao invés de prejudicar quem vive endividado.

Conforme a obra demonstra, se a renda fixa perdeu atrativos de aumento patrimonial, ela conserva uma diversidade de produtos para composição de reservas de emergência e oportunidades, além de servir aos propósitos de curto e médio prazo dos investidores. Deste modo, os títulos do Tesouro Direto, bem como as aplicações bancárias tradicionais e as debêntures possuem pontos positivos e negativos que são abordados com imparcialidade.

O mesmo olhar crítico é lançado sobre os fundos de investimentos e suas variadas especificações, que atendem aos investidores de perfis distintos: dos mais conservadores aos mais agressivos, passando pelos moderados. Neste ponto, o papel dos gestores e dos administradores é salientado para os mais leigos, que ainda não se sentem seguros para desenvolver a própria carteira de ativos.

Ingressando no universo da renda variável, capítulos inteiros são dedicados aos fundos imobiliários e às ações, destacando as diferenças essenciais entre as classes de ativos potencialmente geradores de renda passiva, as principais formas de tecer análises para a tomada de decisões, lidando com os riscos e a volatilidade mediante a diversificação, que pode ser inclusive geográfica, com aportes em ativos estrangeiros.

“Suno Start para Investidores Iniciantes” entrega, ainda, um passo a passo assertivo sobre a tributação nas diversas modalidades de investimentos, bem como a maneira correta de especificá-las na Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, de caráter anual. Conselhos valiosos sobre evitar a mera especulação e os comportamentos erráticos no mercado, além de focar na estratégia de longo prazo, justificam a atenção na leitura até o final.

Sobre os autores

Gabriela Mosmann (1990) nasceu em Novo Hamburgo e se formou em Economia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – em 2014, concluindo o mestrado em Finanças em 2017. Investe no mercado de capitais desde 2010. Possui Certificado Nacional de Profissional de Investimento desde 2019, mesmo ano em que ingressou na Suno Research.

João Arthur Almeida (1997) é recifense com graduação em Economia pela Universidade Federal do Pernambuco. Possui a certificação CGA pela Anbima e gere o Jaú, clube de investimentos em ações. É sócio da Slice, produtora de conteúdo sobre renda variável.

Sobre o editor

Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno Research desde janeiro de 2017.

Vivalendo.com recomenda:

Veja também:

Investir é uma Jornada

Guia Suno Fundos de Investimentos: Como lucrar com estrategistas profissionais do mercado financeiro

Expoentes do Value Investing: De Graham a Pabrai: o legado de investidores escritores


Nenhum comentário:

Postar um comentário