Educação Artística - 1988


Ir a pé para uma escola pública aos doze anos, é algo que não dá mais para se conceber, quando os pais se vêem obrigados a matricularem seus filhos em colégios particulares, para resguardar o futuro profissional de cada um. Mas houve, sim, uma época em que isso era muito comum, quando grades e patrulhas escolares eram conceitos tão distantes quanto o tempo que decorreu desde então.

Mas aos doze anos nenhum garoto se preocuparia com essas questões - tudo o que ele quer provavelmente se resume a jogar futebol com os amigos, pelo menos se ele for um garoto brasileiro. O esporte é algo que deve ser muito incentivado neste período da vida, pois cria nas pessoas o espírito de coletividade de que elas vão necessitar mais tarde, quando quiserem conviver em sociedade.

E o que isso tem a ver com um painel de cores quentes e frias? Este desenho é, na verdade, uma tarefa escolar, de uma matéria que nunca deveria sair da grade curricular do ensino básico: a Educação Artística. No caso, ocorreu uma interface com uma atividade que era a predileta nas aulas de Educação Física, cujas aulas eram ministradas fora do período convencional. Nelas o futebol, para variar, era o esporte mais praticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário