Marechal Cândido Rondon - 2002


Este Brasil é mesmo um pais grande, que ainda possui muitos recantos que a televisão não mostra. Pouca gente que mora acima do trópico de capricórnio, por exemplo, sabe que no noroeste paranaense existe uma festa aguardada anualmente, como se fosse um carnaval ou uma "oktoberfest". Trata-se da festa do "Boi no Rolete", que comemora o aniversário do município de Marechal Cândido Rondon, no mês de julho.

Imagine uma churrasqueira do tamanho de uma cama de solteiro, com uma trave de handebol sobre ela, onde se assa um boi embrulhado em papel alumínio por 12 horas, sob a cobertura de um quiosque patrocinado por uma entidade ou empresa. Multiplique isso pela idade da cidade, fundada no começo dos anos 60, e calcule quantas pessoas são necessárias para fazer desaparecer tanta carne em menos de duas horas!

Praticamente a cidade inteira se envolve com o evento, que não fica restrito ao dia do almoço propriamente dito. Assim como numa festa de peão de rodeio, existe uma gama de atrações que se estendem por alguns dias, que antecedem o ponto culminante desta tradição, incluindo feira de agro-negócio, café colonial, parque de diversões e praça de alimentação com receitas típicas. As noites frias são animadas com bailes onde se toca muito acordeom.


E não poderiam faltar as beldades eleitas no concurso de Miss Marechal do ano anterior, que desfilam orgulhosas pelas alamedas do parque de exposições municipal, local da festa. Nesta hora, para se conseguir um retrato exclusivo, não basta ostentar uma emblemática Olympus OM 10 a tira-colo. Você tem que se apresentar como repórter do fictício jornal "Gazeta de São Paulo" para conseguir tirar delas, além da foto, o sorriso que elas negam aos plebeus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário