Parati - 1996


Próxima às principais metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, este antigo refúgio de piratas (no sentido original da palavra...) é atualmente uma das cidades da costa brasileira com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo, embora alguns de seus tradicionais moradores reclamem da falta de incentivo dos representantes governamentais.

Ao invés da imensa maioria dos centros urbanos do sudeste, que estão asfaltando suas ruas e avenidas em detrimento do paralelepípedo, Parati ainda preserva suas vias históricas com o calçamento original. Esta decisão sabiamente obstrui a passagem de automóveis barulhentos e poluentes, para favorecer as caminhadas e o convívio das pessoas.

Indubitavelmente, os traços da arquitetura portuguesa dos tempos coloniais são predominantes, tanto nas construções como no tecido urbano sensívelmente desordenado. Já a falta de praias no entanto, não impede os desinteressados nestas questões, de desfrutar das belezas naturais das ilhas e angras das redondezas, através de passeios de escuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário