Residência em Chácara do Casal Bonfim - 2000

Parque da Represa – Paulínia – SP


As residências de veraneio ou de campo, que são utilizadas durante os fins de semana, permitem certas liberdades no projeto que não são vistas numa residência em perímetro urbano.

Como os terrenos em geral são maiores e bem mais largos, é possível – de acordo com a ensolação – tornar as elevações frontais mais compridas do que às elevações laterais. Internamente não há inconvenientes em integrar a cozinha ao ambiente de estar e jantar, separando-os apenas por um balcão para refeições rápidas.

As varandas e portas balcões – características indissociáveis às casas desse tipo – arejam e oferecem alternativas de circulação entre as dependências. Neste exemplar, o abrigo para dois automóveis pode ser convertido em área de lazer, graças a churrasqueira da alvenaria aparente.



A configuração em “L” antevê a futura de instalação de uma piscina para recreação. Já o volume que se destaca no telhado tem a função de facilitar a limpeza periódica da caixa de água, sem a necessidade da pessoa se curvar para tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário