Rio de Janeiro - 1996


O Cristo Redentor é a imagem imediata que a maioria dos turistas guardam do Rio de Janeiro. Mas além do Pão de Açúcar, de Copacabana e Ipanema, do Maracanã e do Carnaval, o Rio se revela maravilhoso por sua beleza e diversidade arquitetônica. Edifícios de vários períodos e estilos compõem um cenário de restrita comparação com outras cidades cosmopolitas.

As favelas impressionam, não se pode negar. A disposição dos casebres – que já não são mais barracos de madeira – com vista para o mar, denotam claramente o retrato brasileiro de contrastes sociais – o que não é novidade para ninguém.

Os tempos românticos dos bares boêmios, do carnaval de rua e de salão, e da malandragem inofensiva; deram passagem aos shoppings centers, ao sambódromo de concreto armado, e à violência que aflige a todos. Mas sempre será impossível permanecer apático diante dos “braços abertos” no Corcovado.

2 comentários:

  1. Passando só para parabenizar o blog e falar que o amor que você tem pela profissão de arquiteto é tão forte que me encantou.. com certeza olhei atentamente cada postagem e você foi um dos maiores responsáveis pela minha escolha profissional!! :) resolvi escrever aqui porque me chamou atenção o fato de esta imagem ter sido fotografada no mesmo ano em que nasci.. bjsssss #by:gleyce

    ResponderExcluir
  2. Olá Gleyce,
    Obrigado por seu comentário. Fico feliz que meus escritos tenham lhe influenciado na escolha da profissão, para a qual desejo sucesso ao longo da carreira.
    Abraços!

    ResponderExcluir