Ribeirão Preto - 2007

Vista panorâmica de Ribeirão Preto a partir da janela de um hotel, em tarde bronzeada de 7 de julho de 2007.

Uma rápida observação desta fotografia não permite a identificação de um edifício que se destaque, seja por sua altura ou por uma forma inusitada. O que define basicamente a descrição desta imagem é o conjunto de torres de portes similares, dispostas em pares cuja distância entre as unidades também se equivalem. Com um pouco mais de atenção, nota-se que este conjunto aparenta formar um cinturão disposto sobre uma grande cumeeira na topografia da região, uma vez que deste ponto de vista a linha do horizonte coincide com a base das mesmas torres.

Por esta análise podemos identificar uma intenção de planejamento urbano voltada para criar uma identidade para cidade. Isto é possível desde que as leis de zoneamento do município, assim como seu plano diretor, determinem as taxas de ocupações das diversas áreas do entorno, criando restrições de altura em algumas delas, e permitindo construções de maior porte em outras. Os resultados destas políticas não são imediatos e podem levar vários anos para que eles sejam percebidos pela sociedade como um todo. Daí a importância dos urbanistas.

Isto fica claro quando comparamos Ribeirão Preto com a região central de Campinas, por exemplo, cujo emaranhado de prédios nos dá a impressão de que esta metrópole cresceu de forma desordenada. Se aplicarmos o termo inglês "skyline", poderíamos dizer que Ribeirão Preto possui sim uma identidade, uma vez que o seu "cinturão de torres" se difere do lugar comum, típico de várias cidades populosas que seguiram o caminho de Campinas e pontilham vários recantos do interior brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário