Autocenter Jocape - 2006

Santa Terezinha - Paulínia - SP

Fachada Jocape PneusA Top Service Dpaschoal Jocape Pneus situa-se ao número 3.241 da Avenida José Paulino - com facilidade de acesso para quem vem de Campinas.

Quando os representantes da empresa do ramo automobilístico fizeram o primeiro contato com este arquiteto, o abordaram sobre a possibilidade de elaborar um projeto para um "barracão". A resposta veio num tom auto confiante que poderia soar como presunção, mas foi logo percebido como simples presença de espírito: "Eu não projeto barracões, eu projeto edifícios comerciais".

Logicamente um espaço direcionado para manutenção de veículos requer uma área ampla, cujo terreno em formato retangular impõe restrições para a criação de soluções diferentes. De fato, o miolo da construção se assemelha muito a um galpão, com pé direito alto, coberto com telhas metálicas sobre tesouras bi-apoiadas em grandes empenas laterais.

Mas as cabeceiras do conjunto receberam mezaninos que permitiram melhor aproveitamento da implantação, além de oferecer o suporte necessário para desenvolver a fachada, com o intuito de negar o conceito de "caixote", geralmente associado à edificações desse tipo. Com efeito, a elevação frontal escondeu a cobertura do prédio e ganhou superfícies deslocadas dos eixos ortogonais.

Estes planos inclinados - um encerrando o corpo da escada e reservatório de água, e o outro emoldurando a sacada da sala administrativa - convergem o olhar do transeunte para a vitrine na parte central do pavimento superior, assim como o acesso principal para os veículos dos usuários. Somente quando o cliente adentra na recepção da loja, ele percebe a altura total do setor de serviço.

Durante a execução da obra, o projeto de aproximadamente 740 m², localizado na principal via da cidade, chamou a atenção de fornecedores de materiais e mão-de-obra, mas principalmente despertou o interesse de uma grande marca do ramo de suspensões para automóveis, que após análise criteriosa do empreendimento, credenciou a loja em sua rede de serviços.

Interior da edificaçãoVentilação e iluminação natural, com nenhuma lâmpada acesa e ambiente arejado: economia de recursos. Ao fundo, o segundo mezanino da edificação.

Estudo do projetoNa fase de estudos do projeto, cogitou-se o uso de um grande pergolado, e platibandas também inclinadas, com o portão lateral recuado.

Obra concluída em 2008O uso de cores em contraste e da comunicação visual da obra respeitou o padrão fornecido pela rede de serviços, inserindo uma edificação peculiar num contexto generalizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário