Residência Fonseca no Metropolitan Park em Paulínia - 2009

O primeiro esboço da fachada já trazia os conceitos adotados na execução da obra, como a adoção de telhado aparente e o uso de pedras como revestimento parcial.

O duto da chaminé da lareira é de metal negro e se destaca em relação ao pano esquerdo da cobertura: medidas necessárias para a eficiência da mesma.

Muitas vezes, o projeto de arquitetura reflete a personalidade de quem contratou o serviço, especialmente quando o arquiteto possui jogo de cintura e está aberto para ouvir cada especificação no momento da encomenda do primeiro estudo. Umas das primeiras condições impostas neste caso específico, tinha relação com o telhado aparente. O contratante havia percorrido o loteamento e verificado que várias casas tinham coberturas embutidas em platibandas, o que não era de seu agrado.

Morando no litoral há quase duas décadas, o investidor trouxe ao escritório um repertório formal que compreendia o uso de materiais orgânicos, com ênfase no madeiramento à vista e nas pedras decorativas. Boa parte das lajes de concreto deu lugar ao forro inclinado de madeira, afixado junto à estrutura do telhado e especialmente notado nas salas do pavimento térreo, com pé-direito duplo, e nas suítes do pavimento superior. Dos costumes litorâneos também vieram as áreas avarandadas com nítida integração aos espaços verdes.

Logo no acesso social, a cuba livre do lavabo embeleza a antecâmara que oferece privacidade e praticidade aos moradores e visitantes da casa.

A sala de estar é integrada à sala de jantar, num ambiente com pé-direito duplo intercalado pela escada de perfil aparente, sob um teto forrado com madeira junto ao plano inclinado da cobertura.

Do mezanino que dá acesso às suítes do pavimento superior, é possível enxergar a lareira no pavimento térreo, além das janelas que dão visão ao lago do loteamento.

A cozinha planejada tem fácil acesso para a despensa e área de serviço, além da interligação com a sala de jantar por uma passagem de vão largo.

Em apenas 201 metros quadrados (que não incluem a piscina) foi possível desenvolver um programa que compreendia duas suítes no pavimento superior, acessadas por um pequeno mezanino com visão das salas de estar e jantar no pavimento térreo, onde outra suíte faz par com um reversível para hóspedes ou home theater com lavabo social, além de cozinha servida por despensa e lavanderia, de fácil acesso ao espaço gourmet auxiliado por um banho externo.

Aspecto da fachada posterior da residência. Uma varanda faz as vezes de espaço gourmet da cozinha e sala de jantar, perto da piscina no quintal do lote.

Visite o site da Pousada Villa Vittoria em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Depois, visite Ilhabela pessoalmente e deixe o abraço deste arquiteto por lá.

Dica do arquiteto: ao consultar um empreiteiro para construir sua casa, verifique a possibilidade de mencionar em contrato um período de dedicação exclusiva à obra, ou no máximo a tolerância de uma obra paralela, dependendo do número de funcionários de sua equipe. É notório que serviços repassados à terceiros não possuem a mesma garantia de qualidade, o que pode gerar atraso na entrega do imóvel.

Anterior - Próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário