Ainda dá tempo de cursar Arquitetura?


Estamos estreando um novo modo de responder aos questionamentos que nos chegam através das redes sociais. Além de escrever, vamos gravar vídeos também - por enquanto em caráter experimental.

Nossa primeira conversa é para tranquilizar aqueles que desejam cursar Arquitetura, mas já possuem uma idade um pouco mais avançada, na casa dos trinta anos. Com isso, estamos atendendo a várias pessoas que nos escreveram com dúvidas semelhantes nos últimos anos, nos comentários de nossos artigos ou por e-mail.

Ao longo do tempo uma das questões mais pertinentes que recebemos vem de pessoas com cerca de trinta anos de idade. Algumas estão descontentes com a atual profissão e outras sempre alimentaram o sonho de estudar Arquitetura. Em geral elas querem saber se é possível começar a faculdade agora e, ainda assim, desenvolver uma carreira neste ofício.

A resposta inicial é: "sim". Mas depende da convicção de cada um. Os arquitetos que mais se destacam na profissão possuem algo em comum: são apaixonados pelo ofício e não pensam em aposentadoria. Os grandes expoentes da Arquitetura que alcançam idades altas o fazem trabalhando ininterruptamente.

Podemos citar como exemplo o arquiteto brasileiro de maior renome internacional, Oscar Niemeyer, que ultrapassou um século de vida e trabalhou até seus últimos dias. O premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha continua na ativa, com mais de 80 anos de idade.

Particularmente tenho muito respeito pelo arquiteto Percival Lafer, o principal designer da Lafer, tradicional empresa brasileira de móveis patenteados, que trabalha diariamente num ritmo mais intenso do que o praticado por muitos jovens. Ele também já completou 80 anos.

Se considerarmos o ingresso na faculdade de Arquitetura aos 30 anos de idade, a formatura do estudante se dará por volta de 35 anos. Levando em conta que a expectativa de vida do brasileiro está chegando em 75 anos de idade, estamos tratando de um período de trabalho de quatro décadas pela frente. É tempo suficiente para desenvolver uma bela carreira.

Agora, se você pensa em se aposentar aos 55 anos de idade, então deve escolher outra profissão. Novamente: a Arquitetura é um ofício que exige paixão, entusiasmo e dedicação do profissional. A satisfação em prestar um bom serviço, ajudando pessoas e entidades, representa mais do que o mero retorno financeiro, que também é importante, mas será uma consequência natural para aqueles que se dedicarem com afinco ao ofício.

Você tem alguma dúvida sobre o curso ou a carreira de Arquitetura? Entre em contato conosco. Deixe um comentário neste post ou envie um e-mail para jean@tosetto.net

Encomende um exemplar do livro escrito especialmente para você - clique aqui!
Encomende um exemplar do livro escrito especialmente para você - clique aqui!

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário