De arquiteto para arquiteto: a história do MP Lafer



Vontade de criar, aperfeiçoar, investigar soluções, explorar novas possibilidades: estas são algumas das qualidades que você encontra em todo arquiteto apaixonado pela profissão. Percival Lafer já reunia todas elas quando assumiu a direção da Lafer em 1961, junto com dois irmãos. A Lafer, uma sólida empresa do ramo de móveis de altíssimo padrão, havia sido fundada em 1927 por seu pai, Benjamin Lafer.

O crescimento da Lafer nos anos 60 foi vertiginoso a ponto de, em novembro de 1972, o jovem e arrojado arquiteto Percival Lafer, então apenas com 36 anos de idade, apresentar à comunidade empresarial brasileira não um móvel, mas um automóvel, o MP Lafer, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Desde então o conversível iniciou  uma trajetória de prestígio, mantendo-se firme mesmo depois do encerramento de sua produção, em 1990.

Quarenta anos depois, outro jovem arquiteto, curiosamente com os mesmos 36 anos de idade e a mesma obstinação por um trabalho bem feito, apresenta a história do MP Lafer, num livro que consumiu mais de dois anos de muita pesquisa e dedicação. Este arquiteto, dono de um MP Lafer desde 1997, se chama Jean Tosetto - que por acaso é este que redige as linhas que você está lendo.

Jovem com 36 anos? Sim, ao menos para a profissão de arquiteto.

"MP Lafer: a recriação de um ícone" é, portanto, um livro escrito por um arquiteto que conta a história de um carro idealizado por um arquiteto. Então, o lançamento de uma obra como essa não pode ser feito numa livraria de Shopping Center. Arquitetos são amantes incontestes das cidades, e uma grande cidade que se preza deve pulsar primordialmente em seu centro, e não dentro de um espaço pasteurizado.

Clique no convite para ampliar.

Por isso, a escolha da Livraria Bookstore para apresentar o livro não poderia ser mais apropriada. A Bookstore, fundada em 1997, é especializada em publicações nacionais e internacionais de Arquitetura, Urbanismo, Artes e Design. Seu acervo é composto por 15 mil títulos, de 390 editoras. Diversas publicações da Argentina, Chile, Colômbia e México, sobre estes temas, são encontradas no Brasil exclusivamente nesta livraria.

Imagem gentilmente cedida pela Livraria Bookstore.

A matriz da Bookstore fica no pavimento térreo e mezanino da sede do IAB em São Paulo, e funciona em conjunto com o Café em Planta, gerido por dois arquitetos e urbanistas com o intuito de ser um ponto de encontro dos colegas e estudantes de Arquitetura e afins. O próprio edifício do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil - é um marco da Arquitetura Moderna de São Paulo, um patrimônio tombado pelo Condephaat, projetado na década de 1940 pelos escritórios de Rino Levi e Miguel Forte.

A sede do IAB em São Paulo encontra-se num longo e moroso processo de reforma e restauro - contando com tapumes em suas calçadas públicas - mas a Bookstore e o Café em Planta estão em pleno funcionamento. Portanto, aqueles que participarem do lançamento do livro do MP Lafer terão uma oportunidade de valorizar uma parte importante da história recente de São Paulo.

O carro, o livro, a livraria e o café, assim como o prédio, estão diretamente relacionados com o ofício da Arquitetura, mas a festa é aberta para todos aqueles que gostam de uma boa leitura, de um bom capuccino e de uma boa companhia. Portanto, você está mais do que convidado.

Serviço:
Lançamento do livro "MP Lafer: a recriação de um ícone"
Dia 01 de dezembro de 2012 das 10:30 às 14:30 horas
Local: Livraria Bookstore / Café em Planta (Sede do IAB/SP)
Rua Bento Freitas, 314 - Vila Buarque - São Paulo/SP
Informações:
livrariabks.com.br
mplafer.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário