Residência Trindade no Villa Bella Siena em Paulínia - 2016~2017

A variação de alturas na volumetria da cobertura confere imponência à casa térrea.
A variação de alturas na volumetria da cobertura confere imponência à casa térrea.

Casas térreas com pé-direito elevado nas salas de estar e jantar estão se configurando em alternativas atraentes para quem não deseja investir na construção de sobrados.

O Siena é um dos três loteamentos fechados do empreendimento denominado Villa Bella, localizado entre o Jardim América e o Jardim Europa, na região mais nobre de Paulínia, contemplada com um hotel de padrão elevado, hipermercado, shopping center, rodoviária, edifício comercial de alcance intermunicipal, além de um teatro de referência nacional. Ao lado do Livorno e do Florença, é um dos melhores lugares para morar e investir na Região Metropolitana de Campinas.

O lote de 360,00 m² comporta uma residência de 179,10 m² e uma piscina de 7,56 m².
O lote de 360,00 m² comporta uma residência de 179,10 m² e uma piscina de 7,56 m².

Por isso, aceitamos com prazer a missão de desenvolver o projeto arquitetônico para a futura residência da Família Trindade, que vai morar a poucas quadras do nosso escritório. O programa fornecido era para uma casa térrea com três suítes e um escritório reversível, lavabo, salas de estar e jantar com pé-direito elevado - integradas com a cozinha e a varanda gourmet. A varanda, por sua vez, foi idealizada para dar acesso a uma despensa e a lavanderia. Próximo à piscina reservamos um banho externo e o depósito. Por questões de regulamento, a garagem é o único cômodo que pode encostar numa divisa lateral e, mesmo assim, através de um pergolado com 1,5 metro de largura.

Perspectiva interna apresenta parta de sala de estar, sala de jantar e cozinha, com vista para a varanda e o quintal.
Perspectiva interna apresenta parta de sala de estar, sala de jantar e cozinha, com vista para a varanda e o quintal.

Para evitar a disposição de um extenso corredor de circulação, dividimos o acessos para as suítes em dois pequenos halls:  o primeiro junto da sala de estar para a suíte do filho, e o segundo junto da sala de jantar para a suíte da filha e a suíte do casal, de modo que as três suítes mantém a privacidade. A iluminação e a ventilação natural, características que sempre priorizamos, é favorecida justamente pelas restrições do regulamento interno, que veta as construções incidentes nas divisas dos lotes que, em função disso, possuem largura mínima de 12 metros.

O projeto foi iniciado no último bimestre de 2016 e aprovado no primeiro bimestre de 2017.
O projeto foi iniciado no último bimestre de 2016 e entregue no primeiro bimestre de 2017.

"Recentemente assisti a um vídeo promocional da Lafer, apresentando o novo Sofá Trio. A trilha sonora, arrebatadora, me fez pensar: 'No próximo vídeo do meu escritório também vou usar Jazz.'
A música já estava escolhida. Faltava concluir o projeto da Família Trindade no Villa Bella Siena em Paulínia - uma tarefa a ser cumprida imprimindo charme, elegância e sofisticação nas linhas da residência, razão pela qual agradeço a confiança em meu trabalho. Jazz combina com Arquitetura? Confira você mesmo."  
- Jean Tosetto (no Facebook)

Vídeo com passeio virtual pelo projeto representado através do SketchUp Pro.
Quem está habituado a visitar este site, sabe que preferimos publicar imagens de obras já concluídas, comparando as mesmas com as perspectivas feitas a mão livre. Ocorre que fizemos um investimento na licença profissional de um programa de modelagem em três dimensões que também produz passeios virtuais (SketchUp Pro), e consideramos válida a apresentação prévia deste projeto que usa a eficiente  ferramenta de trabalho. Não vamos, porém, abandonar os desenhos com grafite e, sempre que possível, publicaremos as imagens das obras após as conclusões.

Anterior - Próximo
Índice de projetos
  
Veja também:

Residência Marião no Terras do Cancioneiro em Paulínia - 2011~2013
Residência Rossato no Villa Lobos em Paulínia - 2012~2013
Residência Faustini no Metropolitan Park em Paulínia - 2011~2012

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário