Feliz Natal e Próspero 2021!

Feliz Natal e Próspero 2021! Votos de Jean Tosetto & Família!

O ano de 2020 passou feito um trator por nossas costas, esmigalhando nossas crenças na superioridade do ser humano frente ao seu destino. Nós não estamos no comando. Nós somos levados por circunstâncias que não podemos controlar.

Nos últimos meses demolimos antigos protocolos e criamos outros. Neste momento, sociólogos, filósofos, psicólogos, engenheiros e cientistas, entre outros, estão pensando em como será a moldura dos novos tempos.

Infelizmente, tenho que reconhecer que os arquitetos perderam o bonde nesta história: nenhuma voz se levantou para discutir como desenharemos nossas novas casas e lugares de trabalho, em nossas velhas cidades que precisam de uma grande reforma.

Faço parte disso e assumo minha parcela de culpa. Mas não sei se tenho mais foco e energia para mudar isso. A idade vai chegando e os rompantes românticos de um sujeito, outrora entusiasmado com o debate das ideias, vai arrefecendo.

Falo por mim. Depois dos quarenta anos de idade não há mais espaço para ingenuidades. Ou você cuida bem de você e daqueles que dependem de você, ou você é levado pelo turbilhão das vaidades que afundam as carreiras mais promissoras.

Entendo que tenho a missão de ajudar pessoas que não conheço, com as coisas que escrevo e com os livros que edito. Nisso, venho me realizando tanto quanto no tempo em que apenas desenvolvia projetos de Arquitetura.

Então, mais do que animar os amigos com uma mensagem natalina, quero renovar os votos que adotei para mim mesmo, há alguns anos: 

- Fazer cada vez melhor as coisas que já faço.

- Desenvolver algo novo, que me abra novas perspectivas.

- Deixar de reclamar sobre coisas que não vão mudar.

- Ser lembrado por ser prestativo e atencioso - não por ser um resmungão.

- Tentar me colocar no lugar do outro, quando a discussão valer a pena.

- Reconhecer e agradecer os amigos que me ajudam e que me ensinam coisas que preciso saber.

- Ser disciplinador com minha filha.

- Ser amável com minha esposa.


A lista é enorme e, afinal de contas, isto era apenas para ser a versão eletrônica de um cartão de boas festas. Então, deixe-me encerrar estas linhas recorrendo aos velhos clichês de sempre, posto que certas coisas são insubstituíveis:

Que neste Natal você ganhe de presente muito discernimento e que, no ano novo que se aproxima, você possa sentir a vida pulsar em cada fibra do seu ser.


Feliz Natal! Feliz 2021!

Nenhum comentário:

Postar um comentário