Manual das Profissões no Mercado Financeiro: As possibilidades para conciliar carreira e crescimento pessoal

Manual das Profissões no Mercado Financeiro: As possibilidades para conciliar carreira e crescimento pessoal
Clique na imagem para acessar a loja da Amazon.

Um diploma na parede não é uma certidão de casamento com um ofício. As finanças absorvem talentos de várias áreas. Logo, o sucesso depende da pessoa. A missão desta obra é mostrar as alternativas de ingresso e desenvolvimento em carreiras promissoras ligadas aos mercados de capitais. 


Mais do que um guia: um mapa sobre as profissões mais promissoras do mercado financeiro

Até a década de 1990, o mercado de capitais era restrito a poucos investidores no Brasil, que dependiam da intermediação dos corretores de valores para comprar ou vender ativos nos pregões presenciais das Bolsas. Com o advento da Internet, em poucos anos os pregões eletrônicos substituíram o alarido das negociações pessoais. Por meio de programas de Home Broker, mais brasileiros tiveram acesso ao mercado financeiro, no começo dos anos 2000.

Porém, somente com o advento da desbancarização, acelerado na década seguinte e potencializado pelas redes sociais com a difusão de informações a respeito da renda fixa e da renda variável, é que tivemos um aumento exponencial no número de investidores no país, bem como um interesse crescente pelas profissões relacionadas ao mercado financeiro.

Cada vez mais os brasileiros se interessam por investimentos e cada vez mais temos gente considerando desenvolver uma carreira profissional. Neste sentido, por onde começar? Esta é a grande questão que esta obra se propõe a esclarecer, ofertando para os leitores um guia para se situarem no universo de possibilidades no mercado financeiro, bem como as exigências requeridas em cada segmento de atuação.

Inicialmente, deve-se conhecer a estrutura do mercado de capitais brasileiro, regido pelo Sistema Financeiro Nacional com apoio da Comissão de Valores Mobiliários. No Brasil existem três grandes tipos de bancos: comerciais, múltiplos e de investimentos; além das cooperativas de crédito, das sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e das sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

No entanto, o mercado financeiro no Brasil não seria viável sem uma instituição de grande porte, como a B3 S/A – Brasil, Bolsa Balcão – como é oficialmente denominada a Bolsa de São Paulo, que encampou a negociação de ativos da antiga Bolsa do Rio de Janeiro.

Quem deseja desenvolver um ofício relacionado com as finanças no Brasil, também pode encontrar espaço nas casas de análise. Trata-se de um campo de atuação que não é restrito aos formados em cursos como Administração, Economia e Ciências Contábeis. Porém, todos os agentes do mercado devem estar cientes das atribuições das entidades que auxiliam na normatização, fiscalização, certificação e treinamento dos profissionais, como a ANBIMA, a APIMEC e a ANCORD.

Dentre as boas perspectivas para o setor, existem possibilidades de atuação como analista (buy-side ou sell-side) mediante a cerificação CNPI. Existem também os agentes autônomos de investimentos, cerificados pela ANCORD, sendo necessário compreender como se dá a sua remuneração. Já para se tornar um consultor de valores mobiliários, são vários tipos de certificações entre nacionais e internacionais, cada qual com seu peso curricular.

Além dessas profissões, há espaço ainda para administradores ou gestores de carteiras de valores mobiliários, e para planejadores financeiros, sem contar as inúmeras colocações em ambientes Back Office, Middle Office e Front Office, nos quais, além das Hard Skills, são cobradas também as Soft Skills, sem deixar de lado os avanços tecnológicos e o desenvolvimento do equilíbrio emocional nas relações interpessoais.

Todo o conteúdo deste livro é permeado com exemplos de questões que podem cair nos exames das certificações mais procuradas, além de entrevistas com renomados profissionais que já atuam no mercado de trabalho, compartilhando conhecimento e experiências, de modo a ancorar o conteúdo apresentado na realidade do mercado financeiro do Brasil.

Sobre os entrevistados

Gabriela Mosmann é analista de investimentos da Suno Research. Economista e mestre em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui certificação CNPI.

Larissa Martins é economista, especialista em Private Banking, assessora de investimentos e sócia da EQI Investimentos.

Ivens Gasparotto Filho (CFA, CGA e CNPI-T) é Head de consultoria da Suno Research. Especialista em planejamento financeiro, começou sua carreira como agente autônomo de investimentos. Sua formação acadêmica inclui passagens pela Universidade de Brasília, FGV e London Business School.

Vitor Lopes Duarte é Chief Investment Officer (CIO) na Suno Asset, onde atua com gestão de recursos, conduzindo investimentos em ações e FIIs. Formado em Economia pela UFES, tem especialização pela Saint Paul. Sedimentou sua carreira no Banestes.

Jonatas Trancoso é planejador financeiro, administrador de empresas, especialista em investimentos e Private Banking, com passagem em financeiras e na gerência Classic e Exclusive do Bradesco.

Ricardo Basaglia é diretor geral da Michael Page no Brasil – um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado para o mercado de trabalho. Sua formação inclui passagens por FGV, Yale School of Management e Harvard Business School.

Luis Vabo Jr. é CEO do Além da Facul e professor da Link School of Business. Especialista em People Skills, é autor do curso “Além da Oratória” e do livro “Falar em Público é para Você”. Sua formação acadêmica inclui passagens pela Harvard Business School e UFRJ, entre outras instituições.

Sobre os autores

Tiago Reis é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Acumula experiências no mercado financeiro desde 2001 e foi sócio fundador da Set Investimentos. Fundou a Suno em outubro de 2016.

Guilherme Almeida é bacharel em Economia, especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG, e mestre em Estatística pela UFMG. Professor convidado em cursos de pós-graduação, é sócio fundador e professor na Certifiquei.

Sobre o editor

Jean Tosetto (1976) é arquiteto e urbanista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Tem escritório próprio desde 1999. O autor e editor de livros é adepto do Value Investing e colabora com a Suno Research desde janeiro de 2017, onde já escreveu livros de sucesso em parcerias com Tiago Reis, Professor Baroni e Felipe Tadewald. Publicou sua primeira obra, “MP Lafer: a recriação de um ícone”, em 2012, de forma independente.

Vivalendo.com recomenda:

Veja também:

Leia para Investir e Prosperar

Guia Suno de Contabilidade para Investidores: Conceitos contábeis fundamentais para quem investe na Bolsa

101 Perguntas e Respostas sobre Fundos Imobiliários & O desempenho dos FIIs no contexto da crise do Coronavírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário