Quando éramos crianças, pedíamos as coisa para o Papai Noel, ou quem sabe para o Coelhinho da Páscoa. Para a Fada dos Dentes? Éramos incentivados por nossos pais a cultivar um mundo de fantasias. Provavelmente eles já sabiam da dureza da realidade e apenas queriam nos preservar.
Nós crescemos, mas não conhecemos o mundo dos nossos país. Aquela realidade não existe mais.
Continuamos pedindo coisas. Agora para o Google, para o ChatGPT ou quem sabe para o gerador de imagens do Bing. Saímos do reino encantado da fantasia e migramos para o reino encantado da tecnologia, da inteligência artificial.
Ainda precisamos encontrar nós mesmos. Conhecer nossa essência e descobrir nossa realidade. Será que a religião tradicional pode nos ajudar? Essa é uma boa pergunta, especialmente quando o Natal se aproxima.
Quem vai recusar uma dose de ilusão, levando um filho para ver o Papai Noel no Shopping Center? Quem vai recusar a ajuda de um robô para resolver um problema em menos tempo?
Os benefícios da fantasia e da tecnologia estão aí para atenuar a dureza da rotina. Mas temos que avisar para ambos que nós ainda estamos no controle e que não vamos nos perder nos recantos desses encantos.
Se a religião e a filosofia noz trazem algo perene e orientações para nos guiar na caminhada por este percurso pantanoso que se apoia em solo instável, então que a gente possa tirar bom proveito de ambas, também.
Tudo o que nos aproxima do autocontrole, do autoconhecimento e da autoconfiança é bem vindo.
É isso que desejo para você agora e sempre.
Feliz Natal! Feliz 2024!
Meu Grande Amigo Jean, muito obrigado por mais um ano de belíssimas crônicas, boas conversas e até um encontro de bolidos do Horácio. 2023 foi incrível, e de todo coração, desejo à você e sua família um 2024 ainda mais Próspero e Surpreendente! Um Feliz Natal!!!
ResponderExcluirCaro Alan, por alguma razão seu comentário só apareceu para mim hoje. Não importa, ainda teremos muitos dias em 2024 para fazer acontecer aquilo que dá sentido para a vida. Desejo tudo de bom para você e sua família. Abração!
Excluir