Feliz Natal e Próspero 2024!

Feliz Natal e Próspero Ano Novo! São os votos do seu amigo Jean Tosetto!

Quando éramos crianças, pedíamos as coisa para o Papai Noel, ou quem sabe para o Coelhinho da Páscoa. Para a Fada dos Dentes? Éramos incentivados por nossos pais a cultivar um mundo de fantasias. Provavelmente eles já sabiam da dureza da realidade e apenas queriam nos preservar.

Nós crescemos, mas não conhecemos o mundo dos nossos país. Aquela realidade não existe mais. 

Continuamos pedindo coisas. Agora para o Google, para o ChatGPT ou quem sabe para o gerador de imagens do Bing. Saímos do reino encantado da fantasia e migramos para o reino encantado da tecnologia, da inteligência artificial.

Ainda precisamos encontrar nós mesmos. Conhecer nossa essência e descobrir nossa realidade. Será que a religião tradicional pode nos ajudar? Essa é uma boa pergunta, especialmente quando o Natal se aproxima.

Quem vai recusar uma dose de ilusão, levando um filho para ver o Papai Noel no Shopping Center? Quem vai recusar a ajuda de um robô para resolver um problema em menos tempo?

Os benefícios da fantasia e da tecnologia estão aí para atenuar a dureza da rotina. Mas temos que avisar para ambos que nós ainda estamos no controle e que não vamos nos perder nos recantos desses encantos.

Se a religião e a filosofia noz trazem algo perene e orientações para nos guiar na caminhada por este percurso pantanoso que se apoia em solo instável, então que a gente possa tirar bom proveito de ambas, também.

Tudo o que nos aproxima do autocontrole, do autoconhecimento e da autoconfiança é bem vindo.

É isso que desejo para você agora e sempre.

Feliz Natal! Feliz 2024!

Jean Tosetto

2 comentários:

  1. Meu Grande Amigo Jean, muito obrigado por mais um ano de belíssimas crônicas, boas conversas e até um encontro de bolidos do Horácio. 2023 foi incrível, e de todo coração, desejo à você e sua família um 2024 ainda mais Próspero e Surpreendente! Um Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alan, por alguma razão seu comentário só apareceu para mim hoje. Não importa, ainda teremos muitos dias em 2024 para fazer acontecer aquilo que dá sentido para a vida. Desejo tudo de bom para você e sua família. Abração!

      Excluir