Projetar é preciso...

Você provavelmente já ouviu o dito popular afirmando que para se tornar um homem de fato, é necessário realizar três nobres tarefas: escrever um livro, plantar uma árvore e conceber um filho.

Em nosso país, escrever um simples artigo de jornal é privilégio de poucos, mas basta querer, independente de inspiração. Não faltam jardins de escolas e praças descampadas esperando a sua visita – de pés descalços – para um evento simplório mas peculiar em qualquer memória.

Já ter um filho hoje em dia, é uma decisão difícil que vários casais ao redor do mundo vem protelando, até ao ponto onde já não é mais possível fazer isso naturalmente. A responsabilidade é cada vez maior, mas sempre será possível.

O que o dito não menciona – além do lado feminino da moeda – é que uma tarefa inegavelmente nobre seria construir a própria casa. Muitos homens – e mulheres – considerados “nobres”, certamente desejaram mas não tiveram tal oportunidade.

Se a casa não foi recebida por herança, foi comprada de alguém, ou ainda é um apartamento idêntico a vários outros. Isso quando não se paga um desconfortável aluguel. A verdade é que tal morada raramente reflete os anseios de seus habitantes.

Vivemos numa realidade onde construir é quase um ato de heroísmo, que não alivia a sensação de desconforto perante a desigualdade social, mas contribui para manter no mercado de trabalho uma série de profissionais. Estes por sua vez movimentam boa parte da nossa economia.

Reside neste contexto a importância do arquiteto moderno, longe do glamour das capas de revistas e das discussões sobre pseudo-estilos que nunca agradam totalmente, uma vez que modismos são passageiros. Construir é acima de tudo um compromisso com a cidade e com todos que vivem nela.

Temos um clima e aspectos culturais típicos que não podemos negar, e que devem ser refletidos – assim como a percepção do mundo inerente a cada um – em nossos espaços. Dessa forma não estaremos construindo apenas para nós mesmos, e sim contribuindo para a valorização da cidadania, tão comentada e desprezada em nossos dias.

Enfrentar conflitos faz parte de qualquer profissão, mas nesse ponto o ofício da Arquitetura é apaixonante, pois se lida com os sonhos de entusiasmados jovens até a serenidade dos mais experientes. Todos porém sentem orgulho e satisfação semelhantes em cada etapa de obra concluída.

Ao construir uma casa, um edifício, e até mesmo um galpão industrial, você não está apenas resolvendo suas necessidades imediatas ou buscando investimento seguro, você estará criando referências para outras pessoas e muitas vezes para outras gerações. Podem ser referências tão saudáveis como um bom livro, uma árvore frondosa, e finalmente um filho querido.

Nesta homepage você encontra exemplos concluídos de projetos que enfocam as técnicas naturais de conforto ambiental, soluções alternativas para ocupação de áreas restritas, além de uma lista de prestadores de serviços relacionados direta ou indiretamente com arquitetura e construção. Também está a sua disposição, endereços de sites cujos temas são pertinentes.

Boa navegação !

Perfil