Agência dos Correios - 2003

Vila Bressani - Paulínia - SP


A mais recente franquia dos Correios na cidade de Paulínia ocupa uma construção planejada originalmente para ser um templo religioso. Quando o franqueado adquiriu a propriedade, com o intuito de instalar ali um posto da empresa, teve que submeter o local às exigências técnicas fornecidas pela gerência regional da mesma.


Após a aprovação do lote por parte de um estudo de viabilidade econômica, o investidor teve que fornecer um levantamento arquitetônico integral da edificação, que além das plantas e cortes, incluiu a remodelação da fachada, visando converter a antiga tipologia religiosa em linhas alusivas à atividade em questão. Para tanto foi necessário reproduzir, no desenho, o luminoso da agência, que foi aproveitado de seu endereço anterior.


Complementando este levantamento, foi elaborada uma planta de lay-out ("leiaute" para os avaliadores) com a disposição de todo o mobiliário necessário para o desenvolvimento das funções da agência, como por exemplo: guichês de atendimento, quadro de avisos, balcões para colagem de selos, mesas para triagem de correspondência, terminais de computadores e nichos para caixas postais. Até o número de funcionários, neste caso, teve que ser informado.


Baseada nesta disposição, foi encomendado um projeto de instalações elétricas ao engenheiro eletricista Sylvio Zanetti, com quem este arquiteto mantém uma parceria de longa data. Não podendo se valer do que já havia na estrutura do templo religioso, este projeto teve que levar em conta o considerável número de micros interligados em rede. Para a gerência administrativa, porém, interessava saber sobre a correta distribuição da iluminação dos ambientes.


Por medida de segurança, uma loja como esta não pode entrar em funcionamento sem um projeto de instalações de prevenção e combate à incêndios. Mas o trabalho só pode ser completado com um último projeto, o de comunicação visual, valendo-se dos padrões estabelecidos pela E.B.C.T. (sigla para a Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos) cujos componentes necessitavam estar devidamente identificados em planta baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário