Edifício Rubin Mantei - 1999

Jardim dos Calegaris - Paulínia - SP


Situado numa via movimentada da cidade, esta obra contém algumas das técnicas mais conhecidas para promover o conforto térmico natural dos ambientes.

A cobertura de cerâmica com beirais –pouco difundida em edificações voltadas para o comércio e prestação de serviços – forma um colchão de ar entre a última laje e o telhado, ajudando a isolar o calor externo, ao mesmo tempo que sombreia e protege das chuvas as esquadrias do pavimento superior.

Para evitar o uso de ar condicionado e conseqüentemente economizar energia elétrica, as aberturas da construção – janelas, portas e bandeiras – estão dispostas de forma a facilitar a ventilação cruzada na maior parte das dependências. Dessa maneira, as trocas constantes de ar carregam para fora a sensação de calor próxima as superfícies do corpo humano.

Também a iluminação natural foi priorizada neste projeto, as mesmas bandeiras que auxiliam na ventilação, oferecem luminosidade sem contrastes para os ambientes do pavimento térreo, dispensando durante o dia o uso de luz artificial. Sobre a escada – que possui degraus vazados na sua altura, a cobertura de material translúcido é responsável pela manutenção de um jardim interno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário