Firenze - 1998


Quem costuma transitar pela Rodovia dos Bandeirantes, que liga São Paulo à região de Campinas, certamente tem em mente o pequeno Shopping Center e restaurante cruzando suas duas pistas. Idéias como essa parecem inusitadas, até conhecermos outros exemplos, mais antigos e ousados, com o mesmo princípio. É o caso da Ponte Vecchio sobre o Rio Arno em Firenze, cidade que nós brasileiros conhecemos também como Florença.

Berço do Renascimento, terra dos gênios Michelangelo (que esculpiu David, pintou a Capela Sistina no Vaticano), Brunelleschi (a quem é creditada a concepção da representação em perspectiva dos espaços) e Alberti (que elaborou um dos tratados mais importantes da história da arquitetura). Lá estão sepultados, na Igreja da Santa Cruz, Dante Aleghieri, Galileu Galilei, entre outros - e que outros!

Na Galeria Uffizi está exposta a famosa pintura "Vênus", de Bociccelli, que nos tempos modernos virou estampa para embalagens de sabonete. Mais um indício de que muito da cultura ocidental que prevalece até os dias de hoje, ainda se refere incontestavelmente aos ícones e ideologias difundidos na capital daqueles séculos de luzes para a produção artística e intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário