Residência do Casal Landim - 2000

João Aranha - Paulínia - SP


São aproximadamente 680 m² distribuídos cuidadosamente sobre 1350 m² de terreno. Não é todo dia que um projeto como esse aparece na prancheta de um arquiteto radicado numa cidade pequena e habituado a dimensões mais modestas. Nessa hora, não dá para ser apenas “profissionalmente correto”. Você se vê obrigado a imprimir sua marca pessoal, buscando criar novas referências.

Das primeiras conversas com o casal, em julho, até a aprovação do projeto, em dezembro, um longo caminho foi percorrido, com informações sendo acrescidas a cada reunião. Sala de jantar com pé-direito duplo e mezanino, abrigo para quatro autos, cozinha planejada, sauna, salão de festas, duas piscinas. Os recursos e as necessidades estavam lá e era preciso orquestrar tudo com bom senso.

Todas as suítes foram orientadas para o sol da manhã, e áreas de serviços como lavanderia e cozinha, para o sol da tarde. As sacadas e beirais largos tornaram-se providenciais para contrabalançar a altura da construção, salientada por volumes que se destacam do telhado. As piscinas, acabadas em vinil, conformam-se num desenho composto, que hora permitem a prática de natação através de um raia alongada, e hora servem a jogos recreativos com bola plástica.



Nos três anos de construção, materiais nobres foram empregados nos diversos ambientes, como mármores e granitos em parte dos revestimentos, e madeiras de lei no assoalho e cobertura. As áreas exteriores receberam tratamento paisagístico, cujo desenho dos canteiros de flores são alusivos às formas das elevações. A escada foi dividida em três lances, sendo executada também em madeira maciça.

Apesar dos números relativamente elevados de cada aspecto da obra, esta residência não desperta nas pessoas aquela certa impressão de opulência e ostentação, típica em inúmeros exemplos espalhados pelos condomínios de luxo da região. Muitas até se perguntam por alguém construiria um “casarão como este” fora de um loteamento fechado. A resposta está, em parte, na simplicidade dos anfitriões, dignos expoentes da tradição mineira de bem receber os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário