Residência do Casal Naloto - 2001/2002

Jardim Europa - Paulínia - SP


Quem vê uma obra acabada, ainda com o cheiro de verniz nos batentes, dificilmente imagina o “trabalho” que ela deu aos seus proprietários, e as horas consumidas pesquisando produtos e serviços de qualidade, com boas ofertas. E mesmo quem sabe que por ali passou muita gente - entre pedreiros, encanadores, eletricistas e carpinteiros - certamente não questiona sobre a procedência desses operários da construção civil.

No caso desta residência, não são poucos os que se impressionam quando informados de que a mão-de-obra foi parcialmente composta por aprendizes de uma entidade assistencial, coordenada por voluntários religiosos. Eles surpreenderam positivamente a quem desconfiava do resultado da empreitada, pois eram trabalhadores anônimos que, enquanto construíam uma casa, buscavam construir seus próprios destinos.

Alguns deles não tinham muita experiência, a outros faltava um pouco de habilidade, mas todos tinham muita vontade de acertar. Foram necessárias mais visitas à obra do que o normal, se valendo de uma didática diferenciada, para fornecer orientações técnicas mais detalhadas e, eventualmente, efetuar correções. O projeto em si tinha certa sofisticação, que mesmo equipes convencionais teriam alguma dificuldade de compreender.

Obviamente, como em qualquer obra - de qualquer porte – pequenas imperfeições ocorreram, e ninguém seria ingênuo em afirmar o contrário. Mas, tendo em vista as limitações adicionais desta mão-de-obra, é possível reiterar que o resultado foi mesmo surpreendente, até pelo fato da casa receber comentários positivos, dos transeuntes que a admiram do lado de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário