Residência Modelo I no Campos do Conde em Paulínia - 2003


O condomínio residencial Campos do Conde trouxe para Paulínia uma nova mentalidade sobre os empreendimentos imobiliários, com soluções diferenciadas em seu urbanismo e um forte trabalho promocional, envolvendo alguns dos principais engenheiros e arquitetos do município. Eles foram convidados pelos representantes da incorporadora para elaborar projetos sugestivos, que seriam expostos no estande de vendas, assim como em “folders” e folhetos publicitários.

Além de deixar implícito o padrão construtivo desejado, esses projetos servem para facilitar o contato dos eventuais compradores dos lotes com os profissionais da cidade, pois geralmente se tratam de investidores de outras regiões do estado, principalmente da Grande São Paulo, que buscam no interior novos ares para suas famílias. Quem aceitou o convite para fazer esse tipo de projeto teve que trabalhar muito - e rápido - pois o prazo de entrega era para “ontem”.


Para coibir distorções na forma de apresentação dos trabalhos, foi contratado o artista gráfico Jeremias Ortiz, atualmente radicado em São Paulo e muito requisitado para este tipo de trabalho. Leia a seguir o texto enviado ao editor do “folder” promocional do condomínio, para acompanhar a perspectiva do projeto:

“Construir uma residência é, sem dúvida, um dos melhores investimentos que alguém pode fazer. Os pragmáticos, que pensam apenas no retorno financeiro, sabem muito bem disso. Mas os idealistas vão além: vislumbram numa casa - além da garantia material - a possibilidade de viver parte de seus melhores anos de vida.

Para este segundo grupo de pessoas, ofereço um projeto equilibrado, valorizando a plasticidade das formas - que materiais simples podem compor e que a mão-de-obra local pode executar. Enfim, o sonho realizável.

Como beleza não é tudo, a praticidade também é prioridade: o abrigo com duas vagas dá acesso direto à cozinha e lavanderia - não é necessário passar com as compras pela sala de estar. A entrada social é reservada para enaltecer os amigos - os mesmos que devemos preservar a todo custo.

Conforto é essencial, não em termos de luxo, mas nos aspectos térmicos e luminosos, que evitam o uso de ar condicionado e lâmpadas acesas durante o dia. Para tanto, esquadrias generosas, protegidas do excesso de sol por sacadas e amplos beirais, que apontam para o infinito - para nos lembrar que o mundo não se resume ao lugar onde vivemos.

Construir uma residência não é necessariamente construir um lar, como alguns podem pensar, mas é um passo fundamental para que isso aconteça. Portanto, não estou tratando apenas de um projeto de arquitetura, mas também de um projeto de vida, e a vida é o nosso maior bem.

Jean Tosetto – Arquiteto”

O mesmo editor solicitou uma “pequena” síntese da matéria, para adequá-la ao espaço reservado para cada um na publicação. Abaixo o resultado, bem enxuto, que foi publicado:

“Este é um projeto equilibrado, que valoriza a plasticidade das formas, perfeitamente executáveis pela mão-de-obra local. A praticidade não deixa de ser prioridade e os acessos se dividem por setores: um de serviço - diretamente pela garagem, e um social - para enaltecer os amigos. Os ambientes são favorecidos por generosas esquadrias - protegidas por sacadas
e amplos beirais - propiciando ventilação constante e luz natural durante o dia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário