Residência do Casal Lima - 2001

Jardim Boa Esperança - Paulínia - SP


À primeira vista esta fachada nos faz pensar de que se trata de uma residência assobradada. Em parte este pensamento está correto, mas dos 159 m² de construção, apenas 42 m² fazem parte do pavimento superior, divididos entre um escritório - ele é advogado e ela é professora - e um mezanino com vista para o conjunto de estar e jantar de pé-direito duplo, fazendo as vezes de um aconchegante hometeather.

Corte indicando o peitoril do mezanino.

Dessa forma, foi possível preservar mais da metade dos 250 m² que o lote oferecia ao projeto, com apenas 10 metros lineares de frente. O pavimento térreo conta com abrigo para dois carros, lavanderia junto à cozinha, uma suíte, dois dormitórios e um banho social, além do ambiente de estar e jantar já mencionado. A escada para o mezanino pode ser identificada na elevação frontal através do volume vertical que se destaca em relação aos beirais.

Para se fechar essa equação - de área construída relativamente pequena para o número de cômodos citados - os contratantes abriram mão de sanitários e compartimentos de serviços (cozinha e lavanderia) grandes, para favorecer às áreas de convívio com os familiares e amigos. No pavimento térreo, a circulação que alimenta o setor privativo (dormitórios) foi diminuída ao estritamente necessário.

Planta baixa do pavimento térreo.

Os compartimentos que utilizam instalações hidráulicas foram agrupados de forma que houve sensível redução nos gastos com as tubulações de alimentação dos equipamentos e escoamento de esgoto. Também visando economia, o pavimento superior não recebeu laje de concreto, mas foi acabado com forro de madeira, devidamente envernizado. Esta somatória de fatores permitiu a realização de um grande objetivo do casal: construir a casa própria com qualidade e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário