Residência Leila & Samuel Pereira - 2002

Jardim Nossa Senhora Aparecida - Paulínia - SP

O ofício da arquitetura certamente não pode ser visto como algo burocrático, que possa ser exercido mecanicamente, num horário predeterminado dos dias úteis da semana. Não raramente, a solução de um desenho exige reflexões, que se estendem noite adentro ou te interpelam em outros compromissos.

Foi o caso deste projeto. Um arquiteto sempre deve carregar em seu bolso uma caneta e um pedaço de papel. Nunca se sabe quando um "insight" pode ocorrer, ou alguma anotação tenha que ser registrada, para depois ser aprimorada criteriosamente na prancheta - ou monitor - do escritório. O croqui reproduzido aqui, por exemplo, foi concebido durante uma palestra enfadonha, cujo tema não vem ao caso mencionar.


Este trabalho guarda também uma satisfação pessoal, que foi ter como cliente a professora de matemática dos tempos do ensino básico - ou primeiro grau, como era denominado na época. Melhor ainda foi saber que a contratação não se deu por este motivo, mas por uma placa exposta em outra construção, que havia chamado a atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário