Residência Ildefonso de Paula - 2003

Jardim Europa - Paulínia - SP

Residência em junho de 2007.
Residência em junho de 2007.

Este projeto foi encomendado sob a orientação de um princípio - a economia; e com uma condição: que as esquadrias fossem do estilo colonial. O programa enxuto, com três dormitórios - sendo uma suíte, sobre salas de estar e jantar integradas à cozinha americana num espaço contínuo, foram distribuídos sobre 160 m² que incluem, ainda, abrigo para dois carros, área de serviço, lavabo e dispensa.

A tipologia adotada tem como referência projetos anteriores deste arquiteto, com os quais o contratante se identificou durante a escolha do responsável pela construção. Aqui, a sobreposição de beirais duplos, de laje em balanço somada à cobertura cerâmica, ganhou a inversão dos sentidos das quedas de águas pluviais, emoldurando e protegendo as portas balcões de madeira.

Comparação do croqui com a obra concluída.
Comparação do croqui com a obra concluída.
Comparação do croqui com a obra concluída.

Ao rebater esta solução na fachada lateral, o sobrado, que a princípio teria uma comportada configuração tradicional, ganhou ares de contemporaneidade, além de causar a impressão de se tratar de uma obra de maior porte. Com isso foi possível preservar impressionantes 3/4 do lote como área livre, passível para futuras ampliações.

Residência em fevereiro de 2014.
Residência em fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário