Residência do Casal Camargo - 2000

Jardim Europa - Paulínia - SP


Residências assobradadas tendem a produzir resultados estéticos mais consistentes do que os exemplares térreos de moradia. Especialmente em loteamentos abertos, onde se faz necessária a presença de portões e muros que visam segurança e privacidade.

Deve haver o cuidado dos arquitetos no entanto, para não caírem na tentação de “inventar” um telhado diferente e requebrado, sem uma função construtiva e racional. Apenas a justificativa do visual – ou porque o cliente teria frisado isto na encomenda do projeto – não é suficiente.


Novamente, as técnicas de conforto ambiental e de iluminação natural oferecem instrumentos norteadores das decisões que interferem e valorizam os aspectos plásticos da obra em questão: o volume central em destaque na elevação frontal, abriga a circulação em “U” para os cômodos do pavimento superior, resultando num ambiente de pé direito duplo.

O hall de recepção da casa, situado sob a circulação, recebe luz zenital, vinda da cobertura transparente protegida dos ventos fortes pelas paredes que se elevam do telhado cerâmico. Bandeiras paralelas e escondidas pela platibanda frontal, além de promoverem ventilação cruzada, funcionam como exaustores naturais de toda a edificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário