Residência na Rua Warner Motta - 2001

Jardim dos Calegaris – Paulínia – SP

Fachada em 2002Formas de poucos acordes que resultam numa bela harmonia.

Por vezes, são das limitações que se extraem os melhores projetos. Neste exemplo, o casal havia solicitado uma construção térrea, com um programa relativamente extenso incluindo uma suíte com closet, dois dormitórios simples, escritório, salas de estar e jantar, banheiro social e lavabo, além de uma edícula de lazer e garagem para dois carros. Detalhe: o terreno tinha apenas 315 m² e, para complementar, era de esquina, onde as leis municipais exigem recuos frontais e laterais.

Estava claro que seria difícil atender a solicitação dos contratantes. Mas um arquiteto nunca deve recusar uma proposta de trabalho. Deve ao menos tentar resolver a equação e, se for o caso, propor alternativas viáveis ao objetivo dos propositores. Foi, de certa forma, o que ocorreu nesta obra.

O abrigo foi deslocado para a rua lateral e incorporado à área de lazer, de modo que durante a semana seria ocupado pelos carros e, aos sábados e domingos, pelos eventuais convidados festivos. Mais de 25 m² foram “economizados” nesta operação. E em vez de separar o corpo da casa do corpo da edícula, eles foram unificados, facilitando o acesso da cozinha à churrasqueira e à lavanderia, eliminando o desconforto desse deslocamento em dias chuvosos.

A cobertura, de aparência sofisticada, na verdade possui um conceito bem simples de escoamento das águas pluviais. Desníveis topográficos, a torre da caixa de água (que facilita uma futura instalação de aquecedor solar), assim como as chaminés da churrasqueira e da lareira (que não foram afuniladas justamente para ganharem expressão), trataram de enriquecer visualmente o conjunto.

A fachada lateral - que também abriga o “foyer” da entrada social - ganhou ares de estilo americano, devido à sua extensão relativamente maior do que as fachadas de lotes de meio de quadra. Talvez por isso, e por suas demais qualidades, o casal que estava construindo esta residência tenha recebido uma proposta irrecusável de venda, a poucos dias do seu término. Certamente foram 170 m² que valeram cada centavo.

Fachada em 2008Imagem capatada em janeiro de 2008 mostra o crescimento da vegetação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário