Residência da Família dos Santos - 2004

Jardim Boa Esperança - Paulínia - SP

A rua principal desta esquina é sem saída, pois é interrompida pelo Jardim Botânico à esquerda.

A exemplo do que ocorreu com o projeto para a Residência da Família Grandini no Jardim Europa, o lote adquirido pelo casal dos Santos também era de esquina com declividade a considerar. Porém, neste caso, a testada do terreno se encontra em nível mais baixo com relação aos fundos, motivando a criação de dois patamares para atender ao programa solicitado.

O abrigo dos automóveis é acompanhado por um sanitário e escritório na cota inferior, ligados por uma escada de dois lances ao restante das dependências, que incluem dois dormitórios além da suíte do casal, salas de estar e jantar integradas à cozinha. Completam a descrição do imóvel uma sala de som e televisor centralizada, assim como uma área de lazer com lavanderia acessada diretamente pelo corpo principal da construção.

A seção transversal do projeto revela o respeito do partido arquitetônico pela declividade do lote.

A cobertura utiliza a tradicional solução de madeiramento e telhas cerâmicas, mas suas águas são interrompidas visualmente por empenas de alvenaria que encerram um sótão espaçoso de acesso aos reservatórios de água quente e fria, assim como contornam uma área de luz convertida em jardim de inverno situado no núcleo do patamar superior, que responde pela eficiente ventilação cruzada e trocas de ar dos ambientes internos.

Os tons de verde em contraste, adotados tanto nas fachadas da obra como nos muros de divisa, acompanham o jogo de luz e sombra ocasionado pelos volumes arquitetônicos expostos à incidência solar em vários momentos do dia. Da mesma forma a coloração adotada permite melhor integração com o entorno, pois nas proximidades se encontra o Jardim Botânico da cidade, e também uma área de preservação ambiental nas margens de um riacho que desagua no Rio Atibaia, poucos quilômetros adiante.

Descendo mais alguns metros após a casa, chega-se nas margens do riacho, cuja mata ciliar está em processo de recomposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário