Capela do Seminário Concórdia - 2008 (concurso)

Avenida Getúlio Vargas - São Leopoldo - RS

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil forma seus pastores através da Faculdade de Teologia em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. No primeiro semestre de 2008 a diretoria desta entidade elaborou o Concurso de Idéias para a Capela do Seminário Concórdia, local onde a Faculdade é sediada. Os convites para participação neste pleito foram enviados à engenheiros e arquitetos de todo o Brasil.

Além do programa de necessidades, foi indicada a leitura de textos referentes à liturgia dos cultos, bem como recomendações para nortear as caracetrísticas do projeto, especialmente no que concerne aos materiais de acabamento - visando valorizar a mensagem em si, mais do que a própria edificação. No prazo exíguo para a o desenvolvimento do estudo preliminar, dispensou-se a exigência de maior detalhamento.

Pavimento térreoA planta baixa do pavimento térreo identifica claramente o conceito de simetria em forma de cruz, o símbolo máximo do cristianismo.

Junto dos estudos apresentados para a comissão de avaliação - formada por pastores, dirigentes e profissionais registrados no CREA - foi encaminhado um sucinto memorial justificativo, reproduzido a seguir:

"Com o objetivo de atender aos requisitos deste concurso de idéias, o partido desta proposta é a simplicidade aliada ao bom senso, valendo-se de materiais comuns - que por isso mesmo aumentam o leque de captação de mão de obra e reduzem os custos da construção.

Isto não significa abrir mão da qualidade, mas apenas extrair dos recursos disponíveis o máximo de suas potencialidades, inclusive as que o meio-ambiente tem para oferecer. Deste modo as calhas da cobertura da capela conduzem as águas pluviais para uma providencial cisterna, que por sua vez atenua o consumo de água tratada para rega dos jardins lindeiros. Não se trata de um modismo, mas de racionalidade.

Outro elemento abundante no globo terrestre pode trabalhar em prol do conforto térmico e acústico da grande nave: o ar. Por isso a planta baixa do pavimento térreo inclui duas galerias laterais - não especificadas no edital - que conformam paredes duplas, deixando os ruídos dos automóveis do lado de fora.

O sanitário para deficientes físicos também não constava no programa oficial. Ele foi incluído não apenas para respeitar as novas leis federais, mas porque reflete o ensejo de oferecer acessibilidade realmente universal aos usuários. Vide as rampas de ligação da nave com o altar, e a ausência de planos inclinados no restante do piso.

Esteticamente, esta proposta claramente se organiza sobre conceitos da arquitetura clássica - com a adoção de eixo de simetria para ordenação dos espaços e a planta em formato de cruz - de forte congruência com os valores religiosos. Porém, a roupagem dos acabamentos é moderna, abrindo mão de adornos decorativos que apenas concorrem com a essência do Evangelho."

Corte transversalNa seção transversal, a cor azul representa os colchões de ar situados entre a cobertura e a nave, na cor verde, assim como o vestíbulo.

Corte longitudinalCorte longitudinal: em amarelo temos as áreas reservadas para os instrumentos musicais, já o vermelho reflete os elementos de comunicação visual.

Fachada principalA fachada desta capela recorre ao branco por sua pureza e conforto térmico, pois absorve menos o calor do sol. Quatro pilastras marcam o acesso principal.

A participação em concursos pressupõe que o projeto pode não ser escolhido, como foi o caso - e mesmo que isso ocorresse, não significa que a obra seria executada. Mas sempre há o lado positivo neste tipo de trabalho, pois o profissional entra em contato com especificações que muitas vezes não fazem parte da rotina de seu ofício, agregando conhecimentos que podem ser úteis em ocasiões futuras.


P.S.: para saber mais sobre a Igreja Luterana, visite o site da comunidade em Nova Odessa-SP:


Nenhum comentário:

Postar um comentário