Residência Maia no Villa Lobos em Paulínia - 2008

FachadaAbrigo de um lado, com acesso secundário, e entrada social do outro, marcada por uma porta pivotante de madeira.

PerspectivaNa perspectiva inicialmente apresentada, havia um ático sobre a sacada da suíte do casal. Ele foi eliminado em função de um item de regulamento.

Muitos casais jovens começam sua vida de matrimônio morando em apartamentos, devido às suas dimensões reduzidas que induzem ao conceito de praticidade na limpeza e manutenção. Segurança e comodidade - não há quintais e jardins para manter - são outros fatores que levam as pessoas a aceitar dividirem elevadores e áreas de lazer com outras famílias.

No entanto, quando chegam os filhos e a estabilidade financeira, é premente a necessidade de oferecer para eles um chão para brincar, e um gramado para andar de pés descalços. Certos prazeres da vida são tão simples que sequer são citados na descrição do sonho da casa própria, mas são eles que alimentam o entusiasmo pela obra - um ato que por si só consome muita atenção.

EdículaDevido a largura suficiente do corredor lateral esquerdo, a edícula deste imóvel pode abrigar dois automóveis a mais. Há ainda um sanitário e um depósito para utensílios.

PaisagismoO tratamento paisagístico do entorno das edificações valoriza o ambiente externo e evita que os vértices do lote pareçam cantos esquecidos.

Nos terrenos do Residencial Villa Lobos em Paulínia, área livre é o que não falta. O próprio regulamento deste loteamento fechado impõe restrições para a ocupação de cada fração do mesmo, como afastamentos laterais mínimos de 1,5 metros e limitação de altura para edículas. Mesmo assim, é possível realizar um programa bem abrangente para o projeto, que compreende até uma piscina.

Esta casa conta com uma suíte para o casal, que inclui closet e banheira de hidromassagem, além de dois dormitórios simples servidos por um banho social. Sacadas e um mezanino completam o pavimento superior. Já o pavimento térreo, além dos cômodos básicos, é agraciado com um home theater e uma suíte para hóspedes. O pé direito duplo na sala de jantar confere charme ao conjunto.

Corte lateralNesta seção transversal é possível identificar a porção com pé-direito duplo, onde o mezanino oferece visão sobre a sala de jantar.

Dica do arquiteto: cores claras são as mais indicadas para as paredes externas de residências localizadas próximas ao Trópico de Capricórnio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário