Chácara Hubner no João Aranha em Paulínia - 2007/2008

Espaço para reunir a família e os amigos, e desfrutar de merecidos momentos de descanso.

A semana de cinco dias úteis de antigamente virou semana de seis dias para muitos e até de sete dias para alguns. Tanta dedicação ao trabalho tem um preço e, as vezes, a saúde manda um sinal amarelo, bem melhor do que um alerta em vermelho. Quem atenta para isto, passa a valorizar também os dias de folga e percebe que eles são mais revigorantes do que se imagina.

Esta chácara para fins de semana foi projetada em duas etapas. A residência com sala, cozinha, lavanderia, banheiro e dois quartos - além da varanda - foi idealizada em 2007, com 81 metros quadrados. Já a área de lazer, com mais um banheiro, churrasqueria completa com forno e fogão à lenha, veio como complemento em 2008, aumentado a construção em cerca de 32 metros quadrados. Enquanto isso, um belo pomar foi se formando e um amplo gramado tomou conta do antigo terreno que era parte de uma pastagem.

O forno e o fogão à lenha se conectam à churrasqueira e dividem a chaminé para exaustão da fumaça.

Á área de construção reduzida e a modulação das paredes permitiu que a residência fosse construída com blocos cerâmicos estruturais. Neste sistema de construção, todas a instalações elétricas e hidráulicas devem ser acomodadas ainda no assentamento das alvenarias. Algo que demanda uma mão-de-obra melhor qualificada, mas que resulta em limpeza no canteiro de obras e facilidades também para o acabamento.

A pequena residência oferece conforto para até quatro pessoas se hospedarem nos fins de semana.

Reprodução, sem escala, da planta baixa com a primeira fiada de blocos estruturais. Neste caso, todas as medidas devem ser múltiplos de 15 centímetros.

A alvenaria estrutural compreende ainda uma série de cuidados, como a correta posição dos pilaretes, onde barras de ferro adicionadas ao concreto complementam a amarração com as vergas de portas e janelas. Deve-se levar em conta que as obras que recorrem a este sistema ficam impedidas de sofrerem reformas radicais no futuro, como eliminação de paredes e aumento de vãos de passagem entre ambientes.

Passado o período de construção, no entanto, pouca gente se dá conta do que há por trás do revestimento das paredes. Mas o ideal é que isto não venha à tona mesmo. Num refúgio como este, rico em pedras, madeira, cerâmica e árvores, a premissa é reunir a família e os amigos para sentir o cheiro da lenha queimando, aumentado a expectativa de saborear um almoço temperado com uma boa conversa, distante das preocupações corriqueiras.

A visão do conjunto da residência com a área de lazer, que inclui uma piscina em fibra de vidro.

Dica do arquiteto: para serem considerados estruturais, os blocos - cerâmicos ou de concreto - devem ter resistência mínima à compressão de 6 MPa. Exija comprovação do teste antes de efetuar a eventual compra.

Anterior - Próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário