Residência Bueno no Residencial Raízes em Paulínia - 2007/2008

Linhas horizontais identificadas por pastilhas cerâmicas nas paredes, salientam a ocorrências de vergas de concreto e harmonizam a relação entre altura e largura da fachada.

Este projeto foi encomendado no final de 2007, mas a aprovação do mesmo só foi possível em meados de 2008, quando o loteamento fechado em questão foi liberado para construção, pela prefeitura da cidade. As obras atravessaram o ano de 2009 e foram encerradas no começo de 2010, sendo executadas com recursos próprios. Se o período de construção foi ligeiramente alongado, o lado positivo é que não sobraram compromissos financeiros ao término dos serviços.

Dividida em dois corpos - o principal com aproximadamente 190m² e a edícula com 40m² - esta residência conta com o programa ideal para um terreno de 300m², a considerar o abrigo para dois carros, salas de estar e jantar, cozinha e um dormitório de hóspedes com banho social completando o pavimento térreo. A lavanderia foi deslocada para a construção em anexo, junto da churrasqueira, sala de ginástica, depósito e banheiro externo. O pavimento superior conta com uma suíte completa, com closet e banheira, ladeada por uma biblioteca em oposição à dois dormitórios simples servidos por um sanitário em comum.

Na perspectiva à grafite do projeto, o ponto de vista é mais recuado para permitir a compreensão da cobertura. Linhas simples para volumes expressivos.

Longe de ser a edificação mais chamativa de seu bairro - sem colunas que atravessam dois pavimentos para sustentar um beiral de pouca largura, sem grandes panos de vidro que iluminam pequenos cômodos, e principalmente sem aqueles telhados requebrados aleatoriamente - esta casa reverbera o comportamento sóbrio e distinto de seus moradores e demonstra que um projeto de arquitetura não precisa ser necessariamente uma colagem pós-moderna de referências diversas, que misturam o neoclássico ao futurismo.

A elevação posterior, com a edícula à frente, reflete o mesmo padrão arquitetônico identificado por quem transita pela via interna do loteamento.

Dica do arquiteto: aquecedores de água com fonte de energia solar, pressupõem que o reservatório principal de água fria esteja em posição elevada, para permitir a instalação das placas de aquecimento que serão alimentadas por gravidade, conduzindo a água quente para o boiler, na seqüência.

Anterior - Próximo


Nenhum comentário:

Postar um comentário