O legado de Ton Geuer

Reprodução da mensagem da Vitrais Ton Geuer. Clique na imagem para ampliar.

Quando se fala em arte e arquitetura, logo se pensa em projetos e valores que ultrapassam a fronteira do que é temporal. Por isso, torna-se mais difícil comunicar o encerramento de uma vida, nos termos em que a conhecemos. Externar o desejo de ser transcendente numa obra, numa equação, num pensamento, está no âmago daqueles que procuram encontrar um sentido mais profundo em suas trajetórias.

Ton Geuer dedicou boa parte de seus 89 anos à família, aos amigos, e à arte dos vitrais, fazendo dela a fonte de seu sustento. Nascido na Holanda, viveu parte da juventude na Bolívia e há quase 50 anos estava no Brasil, quando em 20 de setembro de 2010 uma infecção generalizada pôs fim à luta de pouco mais de um ano contra um câncer.

Nos últimos anos, mas principalmente neste período final, Ton Geuer foi transferindo seus princípios e sua técnica para seus herdeiros de sangue e de ofício, confiando a eles cada vez mais as tarefas inerentes de seu ateliê. Para a filha e a neta que ficam à frente da Vitrais Ton Geuer, a responsabilidade aumentou. Não basta mais agradar ao pai e avô. Agora é preciso defender o seu legado.

Aos familiares e amigos de Ton Geuer, 
o meu respeito e o meu pesar.
Jean Tosetto - Arquiteto

A arte inspiradora dos Vitrais Ton Geuer

Nenhum comentário:

Postar um comentário