A arte inspiradora dos Vitrais Ton Geuer

Trabalhar corretamente com luzes e cores normalmente representa uma garantia de bem estar ao se projetar e construir. As revistas especializadas no assunto freqüentemente abordam este tema, municiadas com as infindáveis novidades que o mercado - cada vez mais dinâmico - apresenta. A indústria da construção civil atua no sentido de modular e tipificar os materiais de acabamento, tanto quanto o fazem em termos estruturais.

Cada vez mais se introduz o modismo na construção e decoração de espaços comerciais e residenciais. É uma questão delicada, pois perseguir a vanguarda da moda costuma ser uma corrida sem vencedores, pelo menos na arquitetura. É que entre a impressão final do projeto e a entrega da chave do imóvel, muitas especificações da obra já deixaram de ser novidade, resultando quase sempre numa edificação datada.

Felizmente existem exceções, especialmente no campo das luzes e cores. Algo que as fábricas não conseguem reproduzir e que as mídias, por elas patrocinadas, não costumam dar atenção. Trata-se da arte dos vitrais, um ofício cada vez mais raro e associado ao ambiente religioso, mas que confere um caráter atemporal e único nas mais diferentes soluções arquitetônicas, sejam elas residenciais ou comerciais.

Vitral em HolambraEste painel está exposto no parque central de Holambra, interior de São Paulo.

Falar em vitrais no Brasil, sem mencionar Ton Geuer, é como escrever sobre a história da pintura nacional e ignorar Cândido Portinari. Descendente de alemães e holandeses, que desde o século XIX já trabalhavam com vitrais, Ton Geuer radicou-se no Brasil a partir dos anos 60, vindo da Bolívia. Em Campinas ele instalou seu atelier e oficina, que atende encomendas de vários estados e mesmo de outros países.

No mesmo local, funciona uma escola de artes, onde a técnica refinada dos vitrais é compartilhada com mestres, artesãos e iniciantes de várias origens. Os quase noventa anos de idade não impedem Ton Geuer de trabalhar diariamente, acompanhando todas as etapas de cada trabalho, desde o atendimento inicial, passando pelo desenho e execução das peças. Apenas a montagem, no destino final, é supervisionada por encarregados de confiança.

A equipe de Ton Geuer é completa e conta inclusive com um departamento de marketing, que tem a finalidade de levar o trabalho artesanal dos vitrais ao conhecimento de uma nova geração de arquitetos, decoradores e consumidores finais. Um dos objetivos desta tarefa também é tornar acessível ao investidor comum, um produto artístico que sempre foi associado a uma classe de alto poder aquisitivo. Ou seja: popularizar uma cultura erudita.

A Cruz de Savóia

Quando a Solange e o Marcelo, da Vitrais Ton Geuer, estiveram no escritório deste arquiteto em Paulínia, a empatia foi imediata, impulsionada pelo compartilhamento de visões semelhantes sobre a arte a serviço da construção. No mesmo período havia a encomenda de um projeto que reservasse um local de destaque para a instalação de um vitral feito por Ton Geuer, que a contratante iria retirar de sua atual morada. Segundo ela, as casas passam mas os vitrais ficam, pois evocam memórias afetivas e são tão belos, que são considerados itens de herança.

A Cruz de SavóiaCom este escudo, os imigrantes italianos se reconheciam em terras brasileiras.

Desde então, uma espécie de parceria foi firmada, materializada com a encomenda de uma pequena e singela peça que seria colocada num nicho da sala de projeto, iluminada por um domo cuja função também é promover a ventilação natural. Um rascunho foi passado com o desenho da Cruz de Savóia, um símbolo com o qual há profunda identificação, pela clara mensagem de fé e esperança, e pela menção aos imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil na mesma época em que a República da Itália se firmava em fins do século XIX.

Aspecto do escritórioLuz sobre livros e discos em prateleiras de vidro, resultado de uma reforma extensiva.

O resultado não poderia ser melhor. A iluminação zenital desce pelo nicho de tijolinhos aparentes pintados de branco, e passa pelo vitral executado nas cores verde, vermelha e branca, trazendo um sentimento de paz e proteção ao ambiente de trabalho, motivo pelo qual todos que ali chegam logo notam a presença deste objeto de arte, sem saberem que um dia também podem ter, na casa de seus sonhos, um cantinho mergulhado numa atmosfera aconchegante. Para eles, a visita ao site da Vitrais Ton Geuer é logo recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário