Residência Marchetti no Fontanário em Paulínia - 2009

Volumes bem definidos recortam a esquina e desenham sombras no gramado.

A primeira versão do projeto não previa o muro na rua lateral, que abriga a fachada mais extensa da casa.

Os objetivos eram claros: uma casa térrea com bastante espaço para uma criança brincar. O terreno foi escolhido pela boa localização, com facilidade para ir ao trabalho e com a tranqüilidade que um apartamento não poderia mais oferecer. Quem tem filhos pequenos sabe muito bem o que isto significa. Além disso a residência deveria ter o telhado aparente e farta área gramada.

Um dos desafios para se projetar uma casa térrea é evitar que a mesma tenha espaços perdidos para a mera circulação interna. A solução foi dividir as peças em dois grupos: de um lado ficaram a suíte do casal e dois dormitórios simples; do outro temos um escritório e um quarto de hóspedes. As salas de estar e jantar foram unificadas e dispostas junto da cozinha, que por sua vez se comunica diretamente com o abrigo para dois carros, que fazem as vezes de uma boa área de lazer.

A rua frontal determina apenas a maior faixa de recuo obrigatório neste projeto.

Os acessos - de serviço, para automóveis e social - se concentram na elevação lateral, privilegiada pela menor largura de recuo imposta pelo código de obras da cidade.

Vista pouco usual na concepção do projeto, mas verificada ao término da construção.

Entre o muro da rua lateral e a cozinha, um canteiro reservado para a horta da casa: o cultivo de temperos, além de ser um hábito saudável para o corpo, é uma terapia mental.

Num terreno de 409m², os 204m² da residência deixam uma valorosa área livre para o quintal: liberdade para andar de pés descalços sobre a grama.

No corredor oposto que dá acesso à suíte do casal, um jardim privativo para alegrar a visão logo de manhã.

Outro desafio para desenhar uma casa térrea num terreno de esquina, é respeitar os códigos de obra - que variam de um loteamento fechado para outro, além das posturas municipais. Os recuos obrigatórios das ruas frontais e laterais restringem consideravelmente a área disponível para construção, o que não pode afetar a boa iluminação e ventilação do imóvel, nos lados opostos.

Felizmente, para toda limitação imposta existe uma solução ou forma de contornar o problema. Por se tratar de um loteamento fechado, foi possível adotar portas de correr em todos os dormitórios, promovendo a integração dos ambientes externos e internos. Os muros que encerram o lote se restringem às divisas com outros lotes e a um trecho da rua lateral, abrindo as fachadas principais para apreciação dos transeuntes.

Por vezes, uma folha em branco para rascunho é a melhor amiga de um arquiteto, que através dela encontra o roteiro para desenvolver seu trabalho.

As janelas de canto oferecem luz em abundância para o escritório residencial, tirando o computador dos dormitórios, que ficam reservados apenas para o merecido descanso.

Dica do arquiteto: as calçadas externas necessitam de atenção na escolha do acabamento. Materiais lisos e escorregadios devem ser evitados. Uma solução simples, econômica e eficaz, é adotar o cimento queimado varrido, que resulta numa superfície antiderrapante que combina com o verde da grama. Não esqueça das juntas de dilatação, em intervalos máximos de 120 centímetros.

Anterior - Próximo


Nenhum comentário:

Postar um comentário