Residência Pereira no Fontanário em Paulínia - 2008/2009

Simples sem ser simplória, a composição da fachada reflete o perfil da família em formação desta casa.

Aposto que suas músicas favoritas são fáceis de assobiar. Elas podem ser cantadas apenas com um violão de acompanhamento, ou talvez um piano, quem sabe uma caixinha de fósforo. Tais músicas muitas vezes não passam de três acordes, mas a melodia, o ritmo e a harmonia que as cercam, fazem elas colarem no seu ouvido. Elas soam agradáveis. Seus compositores fazem tudo parecer fácil. Simples, não? O desafio é compor uma música com tais características.

As vezes, na Arquitetura, ocorre algo semelhante. Casas com descrições simples - sobrado, telhado bi-partido, sacada, cobertura da garagem rebaixada, torre da caixa de água - produzem um encantamento que não se explica apenas com palavras. Como descrever o ritmo, a melodia e a harmonia de uma construção? Projetos que depois de prontos parecem simples, na verdade escondem muito tempo de dedicação e apuro de sensibilidade de seus arquitetos. É a diferença entre o simples e o simplório.

Quando o jovem casal resolveu procurar este arquiteto para realizar o projeto de sua futura residência, este conceito foi enfatizado. Eles não queriam uma opereta com prelúdios e interlúdios, que em Arquitetura se traduz em excesso de formas e materiais. Eles queriam uma canção que pudessem compartilhar - que pudessem cantar sem usar o esôfago. As primeiras conversas ocorreram em 2008, mas o projeto foi finalizado e aprovado em 2009. A obra se estendeu até 2010.

A sala de estar adjunta à sala de jantar, com visão privilegiada do quintal: iluminação e ventilação natural em abundância, sem perder a privacidade.

Quase um terço do terreno de 300m² ficou livre nos fundos. O gramado cumpre importante função de permeabilidade do solo, além de oferecer possibilidades para edificação complementar no futuro.

A seção transversal, reproduzida sem escala, revela um pouco do método adotado para representação do projeto em programa de CAD, onde as cores equivalem às diversas espessuras de penas, que outrora eram de nanquim ou grafite sobre folhas de papel manteiga.

Para economizar espaço na escada, admite-se a colocação de degraus em leque, desde que eles não tirem o conforto dos usuários. As sacadas são uma boa pedida para a disposição de vasos com flores ornamentais.

Detalhe da perspectiva do estudo de projeto, feita à mão livre , com lapiseira Pentel 0.9 - cujo pregador está devidamente enferrujado depois de mais de quinze anos de uso.

Fachada em ângulo que remete ao desenho acima. Outras mãos, as de pedreiros e serventes, trazem para a realidade o sonho dos proprietários, transcritos na prancheta do arquiteto.

Tobby toma conta da varanda, além de ser fonte de inspiração para o ofício de sua dona. Visite: Felinos & Cia.

Dica do arquiteto: ao contratar um empreiteiro para tocar a obra, utilize sempre um contrato por escrito, com as descrição de todas as etapas a serem executadas e acordadas verbalmente. Efetue os pagamentos atrelados à cada etapa e jamais faça adiantamentos. O que é tratado, não é caro.

Anterior - Próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário