Campos do Jordão - 2011

A arquitetura de clara inspiração alpina reflete a vontade da iniciativa privada de construir com beleza em cada detalhe.

Quando se comenta que Campos do Jordão é um pedacinho da Suíça no Brasil, alguns interlocutores tendem a pensar que se trata de uma pretensão de paulistanos que não podem cruzar o Oceano Atlântico para respirar os ares dos Alpes, mas basta estar na cidade para reconhecer que ela tem o seu encanto. As temperaturas, sempre amenas no alto da Serra da Mantiqueira, convidam o visitante para longas caminhadas nos parques e atrações culturais da cidade.

A região, que já foi o destino certo para a cura de tuberculosos na virada do Século XX e se tornou opção de muitos casais paulistas que ali passam a Lua de Mel, ganhou com o tempo a alcunha de pólo turístico e gastronômico não só no inverno, como nas demais estações do ano, o que se verifica pelo calendário repleto de eventos artísticos e sociais, como o encontro de proprietários de MP Lafer no charmoso centro de Capivari.

Nas imediações do Pico de Itapeva, já no município de Pindamonhangaba, a visão panorâmica impressiona pela amplitude. *

As estradas do alto da serra são adornadas com cercas vivas e hortências, oferecendo bem estar ao volante de um conversível. *

Camadas de verde emolduram hotéis e palácios, sob o céu azulado de outono: um passeio que vale a pena. *

Poderíamos listar uma série de locais de visitação obrigatória, como o Horto Florestal, onde se saboreiam também as melhores carpas do Sudeste; as pedras do Baú e Ana Chata, que representam um desafio para os jovens mais corajosos; o Morro do Elefante, pelo qual se chega por teleférico; sem contar as elegantes alamedas do centro, sortidas de boutiques que enchem os olhos das acompanhantes; mas vamos ficar apenas com a recomendação de clicar no site do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau.

* fotografias de Renata Tosetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário