Pedreira - 2011



Pedreira é uma cidade do Circuito das Águas paulista, localizada entre Jaguariúna e Amparo, famosa pelo comércio de louças e porcelanas. É nesta cidade, por exemplo, que fica uma das fábricas da Nadir Figueiredo, cuja sigla "NF" pode ser vista em praticamente todos os copos do tipo americano em território brasileiro.

Aos domingos, o tradicional centro comercial da cidade - junto à rodovia que interliga as demais cidades do circuito - fica repleto de carros de turistas da capital de São Paulo, além de cidades do interior e até de outros estados. É um vai e vem de pessoas muito bonito de ver, especialmente quando o clima está ameno.

Com o tempo Pedreira passou a oferecer, aos seus visitantes, diversos tipos de artesanatos e lembranças criativas, além das famosas canecas de cerâmica. Objetos para decoração e pequenos móveis em MDF aparente - ideais para pinturas personalizadas - também enchem os olhos, especialmente das mulheres.

No meio dessa agitação, o transeunte mais atento pode reparar numa bandeira italiana, afixada numa coluna de tijolinhos aparentes e envelhecidos. O portão de ferro está aberto e um charmoso pergolado de madeira sustenta uma florada em tom rosa. Trata-se do acesso para o Café da Santa.

Esta convidativa passagem é adornada com uma estátua de São Francisco de Assis, que parece abençoar o local, que também é o "Circolo Italiano" de Pedreira. Alguns passos a mais e a visão de um aconchegante terraço, à margem do Rio Jaguari, indica que é ali mesmo que a parada para um café será feita.

O som característico das águas passando sob a ponte e revolvendo algumas pedras salientes, traz a tranqüilidade necessária para o tempo passar um pouco mais devagar. Algo que justifica o pedido de um bom capuccino, acompanhado de um saboroso sanduíche de Bauru ao estilo italiano, com generosas rodelas de tomate.

Pronto. Acaba de ser descoberto um ponto de descanso obrigatório para aqueles que se dirigem para Serra Negra e Águas de Lindóia, entre outras aprazíveis cidades da região, que é muito atraente por sinal. Só não tem a fama, ainda, da Serra Gaúcha ou da Região Serrana do Rio de Janeiro. Mas nada que um boca-a-boca saudável não possa resolver.

Reprodução do cartão de visitas do Café da Santa, em Pedreira.

Um comentário:

  1. oi
    É realmente linda e romântica.... tenho um casal amigo que sempre foge para lá com a desculpa de fazer compras.... agora estóu entendendo, está explicado!....

    ResponderExcluir