Paisagismo na medida certa

Escritório de Jean TosettoUm pé de Butiá à esquerda e um Manacá da Serra à direita emolduram o acesso ao escritório deste arquiteto em Paulínia. Espécies exóticas se adaptaram bem ao Planalto Paulista.

A boa arquitetura e o bom urbanismo não se resumem a edifícios bem planejados, permeados por ruas e avenidas hierarquizadas em zonas racionais. Grandes espaços públicos e pequenas áreas livres particulares só satisfazem aos sentidos humanos se refletirem paisagens agradáveis. Mesmo algumas espécies de pássaros e polvos enfeitam os arredores de seus refúgios para atrair a atenção do sexo oposto, revelando um instinto de preservação de sua raça.

Mas o trabalho com paisagismo passa longe da simples intuição. Ao contrário do que o senso comum prega, esta atividade exige muito conhecimento técnico e sensibilidade no tato com o próximo. Concatenar cores, texturas e odores com a manutenção do ambiente e a adequação de espécies vegetais e equipamentos expostos às condições adversas, exigem dedicação aos estudos e ao manejo constante dos elementos a serem organizados.

As condições do solo, as dimensões das construções adjacentes, a presença de infraestrutura no local, entre outros, são apenas alguns fatores que devem ser levados em conta na execução de qualquer projeto. A escolha correta de árvores, por exemplo, é fundamental até pelo quesito da legislação vigente: o plantio de árvores nativas (oriundas do próprio eco-sistema) é uma decisão que deve considerar a restrição para eventual derrubada futura - o que não ocorre com as espécies exóticas ("importadas" de outra região).

Ritmo e equilíbrio na composiçãoMuros altos e compridos podem ter a sua monotonia anulada com a presença de vegetação de pequeno porte, dando ritmo e equilíbrio à composição. Podas orientadas devem ocorrer regularmente.

Assim como a decoração de interiores, o paisagismo é considerado uma etapa complementar do projeto de qualquer tipo de construção, e deve ser confiado aos profissionais especialistas, onde os mais indicados são aqueles com formação em arquitetura ou agronomia - uma vez que ainda não existe um curso superior específico para esta profissão. Embora não seja um serviço obrigatório numa obra, é notório que o investimento em paisagismo aumenta significativamente o valor de mercado do imóvel.

Parceria em Paulínia

Saber transitar pelos ramos do conhecimento é uma característica muito bem vinda para todos os tipos de profissionais, mas ser especialista em várias atividades é uma pretensão para egoístas. Todos tendem a ganhar quando cada um faz bem a sua parte. Por isso a palavra colaboração é tão bonita, e quando isso ocorre nas atividades sociais ela ganha a alcunha de parceria, como a que o arquiteto Jean Tosetto e a paisagista Paula Magaldi estão firmando na cidade de Paulínia.

A Paula Magaldi Paisagismo é uma empresa renomada em São Paulo capital, com uma carteira de clientes de respeito, que denotam a credibilidade que apenas o trabalho sério é capaz de construir ao longo do tempo. A execução de um projeto para uma importante multinacional com atividades em Paulínia, aliada a existência de uma base de apoio para a produção e manutenção de espécies vegetais na região de Campinas, motivaram a equipe da paisagista a buscar mais espaço no município, em franco estágio de desenvolvimento no cenário nacional.

Paula Magaldi PaisagismoNem só de plantas se faz paisagismo: pisos de madeira, muretas e mobiliários de jardim são apenas alguns dos elementos que podem enriquecer um ambiente externo, como demonstra o trabalho de Paula Magaldi.

Um dos objetivos de Paula Magaldi é tornar a prestação de serviços em paisagismo mais acessível ao pequeno investidor, que constrói ou reforma a casa para sua família, ou mesmo deseja agregar valor à sua loja ou escritório. Para tanto, seus orçamentos podem ser feitos mediante valores que o possível contratante determinar, eliminando surpresas desagradáveis na execução do projeto, feita com funcionários próprios. Além disso, é oferecido um programa de manutenção sazonal, com vistas a preservar o conceito de cada proposta.

Mais informações podem ser obtidas com Jean Tosetto ou através de visita ao site: www.PaulaMagaldi.com.br . Nas palavras da paisagista, "não importa a dimensão do seu jardim - o importante são as sensações que ele te transmite".

2 comentários:

  1. Bom dia Amigo Jean!

    Fico feliz em ver novos horizontes e novas etapas de seu trabalho através de parcerias como essa que acaba de firmar com a Paula Magaldi.

    Sucesso!

    Abração!

    Rogério Novaes Arantes

    ResponderExcluir
  2. Vi pelas fotos que ela faz um belo trabalho. Quem sabe essa parceria não aconteça tambem em minha construção.
    Tudo bem que primeiro eu preciso começar a obra... enquanto isso, poupar,poupar,poupar.

    Abraço,
    Flávio

    ResponderExcluir